Você sente muita ansiedade ou muito medo enquanto está operando no mercado financeiro? É comum esse sentimento em você?
Neste artigo vamos entender um pouco mais porque temos tantos sentimentos ou porque sentimos tanto medo e ansiedade. É extremamente importante que você entenda a origem desses sentimentos para que então você consiga mudar isso que você sente, e até o final deste artigo vamos te mostrar uma forma de você alterar esses processos, então vem com a gente e “bora” pro conteúdo!
Depois que a mente entende
Possivelmente quando você começou a operar, você não sentia tanto medo ou tanta ansiedade, mas apenas no início, quando tudo era novo. Isto é porque sua mente não entendia o potencial de dor ou de sofrimento que estava associado a operar no mercado financeiro ou a perder dinheiro, seu cérebro não tinha essas informações gravadas nele.
Algo parecido a um bebê, que quando pequeno brinca com um cachorrinho que vê na rua, até um dia que ele é mordido por um, e a partir disso, sempre que vê um cachorro, o bebê passa a gerar processo de medo. Isto é a mente dele preparando todo o organismo para ter uma reação de luta ou de fuga, na tentativa de proteger ele de passar novamente por esse sentimento ou por essa situação ruim. A mente vai buscar essa referência em relação ao fato vivido, a esse estado emocional vivido anteriormente. Isso se torna um gatilho toda vez que ele vê um cachorro, ele volta para esse estado emocional no intuito de se proteger.
E no mercado?
Agora trazendo tudo isso para o mercado financeiro, porque tanto medo? porque tanta ansiedade? Muitas vezes ver preço vindo contra a sua posição é o gatilho que faz sua mente buscar lá no seu subconsciente e nas suas referências, esse estado emocional que você já viveu no mercado financeiro e que associa com as perdas financeiras, com o Stop da operação ou as inúmeras vezes que você perdeu dinheiro, isto gerou dor, sofrimento, pensamentos e sentimentos negativos. Pois isto é o que tira o seu racional do jogo, o seu instinto primitivo de sobrevivência que está relacionado com seu cérebro reptiliano, é muito mais rápido que o neocórtex, nosso cérebro racional, ele entra em jogo no instinto de te proteger, no ímpeto de impedir que você sofra novamente ou que você volte para aquele estado emocional alterado que você já vivenciou.
Sentir medo e a ansiedade é natural da nossa espécie, é fisiológico. A questão é a intensidade desse estado emocional, isso está relacionado com as associações que você tem no seu subconsciente a respeito desse fato. Se as associações mentais que você tem com o Stop são fortemente associadas a dor, sofrimento, sentimentos e pensamentos negativos, aí fica muito difícil você estar no controle da situação, é muito mais fácil o seu irracional ou seu instinto entrar em jogo com ímpeto de te fazer sobreviver ou de te proteger, e aí fica muito difícil você fazer o que sabe que precisa ser feito. Nesses momentos é quando você, mesmo sabendo que deveria aceitar o Stop e encerrar posição, vai lá e tira o mesmo no ímpeto de querer se proteger, ou então fica com medo da perda e sai logo da operação com um gain bem pequeninho.
Analisando gatilhos emocionais
Então quando você identificar uma situação que gere em você um estado emocional de muito medo ou de muita ansiedade no mercado financeiro, questione-se o que de verdade você pensa que você sente em relação a isso, questiona-se quais são as as associações mentais que você tem em relação a essa situação e quais são as informações que estão gravadas no seu subconsciente a respeito disso, mas não é o que você deveria pensar ou sentir, esta resposta não tem que fazer sentido, é o que você verdadeiramente pensa e sente em relação a isso. Você precisa responder de forma sincera, pois uma vez que você identificou, você pode conscientemente questioná-las:
- Faz sentido eu sentir tudo isso em relação às perdas financeiras mesmo que controladas ou mesmo sabendo que elas fazem parte do jogo?
E é aí que o processo de mudança começa e você consegue reduzir a intensidade desse sentimento, desse estado emocional, aí você começa a conseguir permanecer por mais tempo no controle das suas ações e fazer o que você realmente sabe que precisa ser feito no mercado financeiro.
Então neste momento aproveite para pensar quais são os gatilhos que fazem você entrar neste estado emocional alterado de muita ansiedade e muito medo, e então, faça esse processo de questionar o que realmente você pensa e sente a respeito disso, quais são as associações mentais que você tem, o que está gravado no seu subconsciente e questione essas informações.
Esta é uma metodologia para você reprogramar e então conseguir realmente agir da maneira que você deseja.