Olá, aqui é a Luana do Market Minds e hoje vamos falar sobre um erro que acaba com seus trades, que erros são esses? Também vamos falar sobre metas do dia durante o day trading e como abordar este assunto da forma correta, tudo isso vamos descobrir neste artigo e se está acontecendo com você. Então vamos ao conteúdo!
Pensar que errar é errado, é um erro
Primeiramente, para entender este erro precisamos ir lá em nosso subconsciente e nas coisas que lá estão gravadas. “Mas Luana, por que em todo momento recorremos a esse tal de subconsciente ou falamos toda hora das coisas que estão gravadas na minha mente?”, porque os nossos comportamentos automáticos e nossos padrões automáticos de resposta são frutos das informações que estão gravados em nosso subconsciente, fruto de anos de associações, de mensagens, de informações que lá plantamos e das conexões que foram feitas com tudo isso.
Quando falamos de erros, falamos das associações que temos com a premissa de não poder errar, muito temos a falsa idéia de que “errar é errado”, “se eu erro significa que estou no caminho contrário ao que eu quero atingir” ou “se eu erro significa que não vou conseguir ser trader”.
Muitas vezes isso vem de uma criação rígida, com essa criação e principalmente com a percepção a respeito dessa criação, terminamos sendo muito rígidos com nós mesmos. Pois é aí que fica difícil pelo lado da nossa profissão como traders, porque entendemos que se entramos em uma operação e tomarmos um stop, o pensamento que vem a cabeça é: “eu errei”. Então muitas vezes nossa mente faz esse processo de associar um erro com não poder ser trader, isso também gera uma espécie de paralise no momento de entrar na operação, já que se você entrar na operação e levar um stop, “você vai ter errado”, mas você não pode “errar” porque se você “errar” significa que vai fracassar e nunca vai ser trader, é uma extrema incongruência, não é verdade?
Se não operamos, nós não vamos conseguir ser traders, mas a mente também interpreta que se falharmos na operação, também não vamos conseguir ser traders. Essa é programação automática que está lá no subconsciente, uma programação completamente errada mas que lá está.
Por isso precisamos conseguir identificar a origem dessas hesitações ao momento de entrar em um trade. Temos que descobrir se as hesitaçoes estao mais vinculadas ao medo de perder dinheiro ou ao medo de errar, ao perfeccionismo e a autocobrança.
No primeiro caso ressignificamos a questão de perder dinheiro em algo previsível, coisa que faz parte do nosso plano de trading, e se permitir não sentir dor e sofrimento por perder dinheiro dentro do plano.
No segundo caso, devemos mudar o significado de errar: levar stops dentro do plano é certo e não um erro, levar stops dentro do plano é o que precisa ser feito, temos que nos permitir errar.
Se você errou em uma análise ou operação, isso faz parte, eu não conheço nenhum trader que tenha 100% de acerto, e também estamos longe de precisar disso, inclusive muitos dos traders que conheço tem um baixo percentual de acerto, porém quando eles ganham, ganham muito e quando perdem, perdem pouco.
Meta diaria
Agora vamos falar também sobre quando estamos perto de atingir a meta do dia e por conta da ansiedade de estarmos próximos de alcançá-la, terminamos por devolver tudo ao mercado novamente. Isto costuma ser normal de acontecer e de passar por esta fase, mas ainda assim tem algumas coisas que podemos fazer a respeito.
Uma delas é a respiração, quando você percebe que está chegando perto da meta e já sabe que tende a ficar ansioso, respira! pois como já falamos em outros artigos e vídeos, a respiração profunda, lenta e completa ajuda a diminuir a ansiedade, pois assim você passa a informação para sua mente de que tudo está bem.
Outra dica legal é você fazer uma pequena pausa com uma pequena meditação. Em vez de querer entrar logo em outra operação para bater a meta, dê uma pausa e pare um pouquinho, isto ajudará a se acalmar e voltar a operar de forma mais tranquila e serena.
Outra dica com relação a isto é você ser mais seletivo nas suas operações quando está perto de bater a meta, se está em 60%, 70% ou 80% da meta, seja ainda mais seletivo nas próximas operações. Isto serve para que você garanta que vai bater a meta durante muitos ou todos os dias do mês, pois assim você vai se sentir mais confiante e mais tranquilo de operar.
Ainda assim, tem dias em que fazer 60% ou 70% da meta é mais do que lucro, pois nem todo dia estamos bem ou com o mercado ao nosso favor para alcançar 100% da meta.
A percepção de saber se o dia é apto para alcançar a meta ou não, é só o tempo de tela que nos dá. A auto-análise e a observação de todos os dias que operamos para saber qual é o apropriado para bater a meta ou não também depende de nosso empenho em registrá-los e analisá-los posteriormente.
Por último,com relação a isto devemos entender que parar no meio do caminho vai te dar pouca informação. Se sempre paramos no meio do caminho com 50% ou 60% da meta, nunca vamos saber o que realmente acontece depois, o que realmente acontece quando continuamos operando. Desse jeito, talvez você perceba que precisa ajustar novamente a meta, pode ser que ela esteja muito audaciosa para esse determinado momento do mercado, talvez você perceba que precisa mudar e controlar mais o lado emocional para conseguir bater a meta.
Conteúdo Interativo
Não sei se você sabe, mas além dos vídeos que eu posto regularmente, em meu canal do YouTube e em meu perfil do Instagram tem muitas entrevistas, aulas ao vivo e conteúdo onde eu interajo com você e outros traders. Conteúdo ao vivo é sempre mais gostoso, pois você pode me ouvir, eu posso responder às suas perguntas e podemos interagir em tempo real. Então se você ainda não assiste a essas aulas, participe comigo! Ative as notificações do Market Minds no YouTube, me siga no Instagram e fique por dentro das próximas aulas interativas e ao vivo!