2 fatos que você não sabia sobre ansiedade no trading

Olá, aqui é a Luana do Market Minds, e no artigo de hoje eu vou te contar duas curiosidades sobre a ansiedade, curiosidades que quando você as entende, fica mais muito fácil de começar a controlar essa ansiedade louca que atrapalha e faz você perder dinheiro enquanto opera. Então preste atenção, se ligue nessas duas curiosidades sobre a ansiedade e vamos ao conteúdo!

Fisiología

A primeira delas é que a ansiedade é fisiológica, “mas Luana, a ansiedade não é uma emoção ou sentimento? ela não vem da minha mente?”, pois a questão é que não é apenas algo que vem de sua mente, é algo que se manifesta na sua fisiologia corporal e no seu organismo, exatamente isso. Entender isto é fundamental para você controlar a ansiedade.

Em outro artigos e vídeos do canal, já comentei que nosso organismo gera ansiedade quando está diante de uma situação de incerteza ou de perigo, para preparar todo nosso organismo pra lutar ou para fugir, para ter uma reação rápida, e justamente isso envolve mexer na nossa fisiologia, corpo, organismo e músculos, por isso que a ansiedade também é fisiológica.

Os principais sintomas fisiológicos que sentimos quando estamos ansiosos, são coração acelerado e respiração ofegante, tudo isso para que? para oxigenar mais nosso organismo e com isso ter uma resposta mais rápida, uma condição melhor de correr, lutar e ter uma maior agilidade, muitas vezes sentimos suor frio nas mãos e nos pés dá aquele calafrio, pois é o sangue se deslocando desses membros menores para os membros maiores e para os grandes músculos, dessa forma terá mais condições de fugir. Outras pessoas sentem frio ou até dor na barriga por estarem ansiosas, pois quando estamos ansiosos, nessa situação de querer sobreviver e da necessidade de uma resposta rápida, o que menos precisamos é fazer a digestão de alguns alimentos.

Por isso a ansiedade é fisiológica também, você sente como ela muda toda sua fisiologia e inclusive seu semblante, quando estamos ansiosos ficamos com o semblante completamente diferente. Entendendo isso, você consegue entender que ao promover mudanças na fisiologia, você consegue mudar a forma como se sente, pois você vai estar mandando informações diferentes para sua mente. 

Falando de fisiologia, não são todas as partes da mesma que podemos controlar, tal como os batimentos cardíacos ou o intestino. O que sim podemos controlar de nossa fisiologia, é a respiração e nosso semblante, então quando você controla sua respiração quando percebe que está ansioso respirando de forma calma e tranquila, você manda informação pra sua mente que não tem ansiedade, de que está tudo bem, assim você consegue se acalmar e reduzir drasticamente isso que está sentindo.

Da mesma maneira que o seu semblante, no momento que você muda sua postura e muda seu semblante, também muda a quantidade de ansiedade que gera, afinal de contas não tem perigo nenhum e você consegue controlá-la. 

Então entendendo essa relação entre a fisiologia e a emoção na ansiedade, você consegue mudar o padrão da fisiologia para então controlar a ansiedade. Legal, não é? 

Hábitos

A segunda curiosidade, é que a ansiedade é o reflexo do seus hábitos, exatamente isso. Os seus hábitos no seu cotidiano falam muito a respeito da sua ansiedade na hora em que você está na frente da tela operando. Você tem o hábito de fazer várias coisas ao mesmo tempo? ou de querer ser super produtivo? toma café da manhã já lendo as notícias ou fazendo morning call? fica escutando alguma coisa sobre o mercado enquanto responde seus primeiros emails? opera enquanto faz outras coisas? enfim, fazendo sempre um milhão de coisas ao mesmo tempo? Pois bem, se sim, você não está permitindo a sua mente descansar, não permite a sua mente desacelerar.

Os hábitos e a maneira como você leva a sua vida e o seu dia a dia, influenciam o quanto de ansiedade você gera e como você sente essa ansiedade quando você está operando, então se você tem hábitos que não permitam descansar, desacelerar, ir mais devagar e focar em uma coisa de cada vez, caso contrário você está contribuindo para sentir cada vez mais ansiedade. 

Ao mudar e inserir pequenos hábitos que permitam fazer as coisas mais devagar, uma de cada vez e ter pausas ao longo do dia em que simplesmente vai descansar, ajudam você a lidar melhor com essa ansiedade. Então mudando seus hábitos você muda também o quando e o quanto você sente de ansiedade. 

Pense mais respeito dessas duas curiosidades, coloque em prática essas dicas no seu dia a dia que isso vai ajudar bastante a você controlar essa ansiedade que bate enquanto está operando, antes de entrar em uma operação, quando está ganhando, quando está perdendo, etc. isso vai te ajudar a trazer melhores resultados no seu dia a dia e nos seus trades.

E você já sabe que a gente se vê no próximo artigo!

Inscreva-se

Nos próximos dias, vou te enviar uma série de conteúdos para acabar com a ansiedade que atrapalha seus resultados no mercado! Tudo o que você precisa fazer é preencher com seus dados:

Deixe seu comentário.

Market Minds ©2024 | Todos os direitos reservados