Como mudar definitivamente hábitos e comportamentos no mercado?

O segredo de qualquer processo de mudança é você entender… e presta bem atenção… que tudo, absolutamente TUDO o que você e eu fazemos em nossas vidas ou se deve à nossa necessidade de evitar a dor ou ao nosso desejo de sentir prazer.

Você passa tempo com a sua família, vai ao cinema, ganha dinheiro nos trades, porque isso te gera prazer, e talvez você não faça exercício físico, não acorde cedo, não cuide da sua alimentação, porque para você, isso gera alguma espécie de dor e você fica tentando evitá-la.

Parece simples e óbvio, né? Mas se você realmente soubesse disso, não tava aí penando pra seguir o seu trading plan, pra controlar o seu estado emocional, pra fazer as coisas que você sabe que precisam ser feitas e que você não tem realizado.

O que eu mais ouço são pessoas que falam sobre a vontade delas de mudar o seu comportamento, sobre novos hábitos que querem adquirir, mas que não conseguem. Até começam, executam 1 ou 2 vezes, mas não permanecem. Aí se sentem frustradas, arrasadas e às vezes até furiosas consigo mesmas, porque sabem que precisam agir diferente, mas não conseguem.
Isso acontece frequentemente com você?

Então pensa aí alguma coisa que você não está fazendo como Trader e que sabe que deveria fazer?
É respeitar o seu gerenciamento de risco?
É operar com stop?
É alongar as saídas?
Controlar a ansiedade?
Manter o foco ou a disciplina?
Enfim, o que você deveria fazer e não faz?
Agora pense por que você acha que mesmo tendo consciência de que precisa fazer essa ação mesmo assim você não faz?

Bom… muito provavelmente é porque, embora você saiba que realizar essas ações pode beneficiá-lo, em algum nível, pode ser bem lá no seu subconsciente, você acredita que agir dessa forma nesse momento é mais doloroso que não agir.

Por exemplo, se você não consegue alongar as saídas das suas operações, talvez seja porque associa mais dor com a ansiedade de permanecer na operação do que com a decepção de não ganhar tudo o que poderia.

E a grande verdade é que nós agimos muito mais para evitar a dor do que para alcançar o prazer. E é aqui que mora o grande segredo disso tudo.

Quando você associa sentimentos de dor com essas ações que você sabe que precisam ser feitas mas de alguma forma não são prazerosas nesse momento, você está dando mais força para a sua mente trabalhar para que você não execute-as.

E quando você entende isso, você pode usar a dor como sua alidada para conseguir as mudanças que deseja. E de que forma? Conscientemente alterando as associações que você faz entre causa e efeito.

Em vez de vincular a dor da ansiedade de permanecer na operação para alongar sua saída, você pode associar o ato de sair da operação muito cedo com uma tremenda dor de frustração por não ter segurado até a sua realização final e não ter ganho o que havia se proposto a ganhar.

Em vez de você vincular o ato de seguir o seu trading plan com a dor de seguir regras, você pode associar o fato de não seguir o seu trading plan com uma dor enorme das perdas, erros e decepções que você poderá sentir.

E acredite, alterar essas vinculações pode mudar instantaneamente o seu comportamento. No momento em que você cria associações de sentimentos de dor com o comportamento que você quer mudar, essa associação vai fazer você passar a querer agir de forma diferente justamente para evitar essa dor. E aí a mudança fica muito mais fácil. Aí você passa a ser capaz de fazer de forma mais fácil essas ações.

Um exemplo é você visualizar claramente os sentimentos ruins que irá sentir se não seguir o seu trading plan, se não manter a disciplina, se não controlar sua ansiedade na hora de entrar na operação, se não estudar seus trades.

E além disso, você pode reforçar ainda mais vinculando alguma associação de prazer por realizar aquela atividade, o prazer de atingir a meta, de seguir o plano, de perceber que você é capaz de controlar o seu estado emocional.

Tá Luana, e como eu faço essas tais associações?
De maneira muito simples: informando-as para a sua mente. E a melhor forma de fazer isso vai depender da maneira como você melhor absorve as informações.

Se você for uma pessoa mais visual, você pode escrever isso numa folha e deixar em algum local bem visível. Se você for mais auditivo, pode simplesmente dizê-las em voz alta para você mesmo por alguns dias seguidos. E se você for mais cinestésico, pode imaginar os sentimentos ruins que sentirá se não agir diferente.

Mas é dessa maneira, é informar para a sua mente as novas associações que você quer fazer, os novos significados de dor e de prazer relacionado com essas ações.

Em resumo, para que uma mudança seja permanente, você deve associar a dor ao antigo comportamento, aquele que você quer mudar, e associar sentimentos de prazer ao novo comportamento, promovendo um condicionamento até que se torne coerente.

E lembre-se que somos capazes de fazer muito mais para evitar a dor do que para alcançar o prazer.

Reinvente-se!

Inscreva-se

Nos próximos dias, vou te enviar uma série de conteúdos para ter consistência de ganhos no mercado! Tudo o que você precisa fazer é preencher com seus dados:

Deixe seu comentário.

Market Minds ©2024 | Todos os direitos reservados