Muitos traders sofrem do que eu chamo de síndrome do dedo inquieto, que é essa ansiedade, essa vontade louca e muitas vezes uma verdadeira necessidade de operar, de estar posicionado na quase totalidade do tempo em que estão diante do mercado, que não conseguem só observar, que precisam clicar na boleta.
Possivelmente, isso está relacionado com o vício no mercado financeiro, que é um tema que já abordamos em outro artigo. Não quer dizer que o trader que tem essa necessidade de operar esteja viciado no mercado, mas acredito que pode ser um dos fatores que levam ao vício.
Quem é scalper trader acredito que sofra mais com isso. São aqueles casos em que a pessoa mal saiu de uma operação e já está entrando em outra, e depois outra, e mais outra no mesmo dia. Nem bem entendeu o que acabou de acontecer no mercado, o porquê foi stopado e já está entrando novamente. Se deu loss, vai lá e entra denovo pra recuperar, e se deu gain é pior ainda porque já mete logo outra operação pra repetir a façanha, e nem pensa no que está fazendo, tá lá só sentindo.
Nesses casos, a probabilidade do trading virar jogatina é muito alta. Você vê os números se mexerem, os gráficos oscilando e você sente uma vontade enorme de estar participando. Só que às vezes você não faz a menooor ideia pra onde o mercado vai, não faz a mínima se é tendência de alta, de baixa, às vezes você não tem absolutamente nada para dar suporte às suas decisões e mesmo assim você está entrando e saindo (comprando e vendendo) pelo simples fato de estar participando, a qualquer preço, a qualquer custo.
E em geral isso é ruim, porque possivelmente grande parte dessas operações não estão sendo embasadas em análises racionais, não seguem as suas técnicas e as estratégias. Elas são executadas no impulso de jogar, de participar do game e não com o objetivo de realmente performar bem como trader e com isso ganhar dinheiro.
E é aí que mora o perigo.
Qualquer decisão sua em relação ao mercado (comprar, vender, fazer realização parcial, aumentar a mão), tem que estar embasada em argumentos lógicos. É o seu sistema racional que sabe operar, que entende de números, de análise de gráficos, de indicadores, de estratégias e não o seu emocional. E à medida que você permite que seu cérebro tome decisões sem estar de acordo com o seu lado racional, você está possivelmente caminhando para a autossabotagem.
Nesses momentos, é mais fácil surgir a ansiedade, o medo de perder e todos os sentimentos que te tornam ainda mais cegos pra realidade do mercado, tornando ainda mais difícil obter bons resultados.
E outra coisa que é muito comum em relação à necessidade de operar, é quando você diz pra si mesmo “ai meu Deus, eu já tô aqui há uma hora e ainda não fiz uma operação… vou ter que entrar.. tenho que comprar ou vender alguma coisa”. Nããããoooo! Você não tem que entrar numa operação porque você ainda não operou hoje, ou porque faz tempo que fez a sua última operação. Ou então, fazer alguma coisa só porque aquela uma hora é o único tempo que você tem para dedicar ao mercado naquele dia. Você precisa comprar ou vender porque é a hora certa de fazer isso, porque você está visualizando uma oportunidade que se encaixa na sua análise, na sua técnica, nas suas estratégias.
Não existe essa de número mínimo ou máximo de operações que você possa ou que você precise fazer por dia. Operar bem não necessariamente significa operar muito.
Você precisa controlar a sua impaciência, a sua ansiedade para estar no game. Saber esperar também é uma habilidade de um trader profissional. Operar não tem que ser uma “necessidade” fisiológica sua, ela tem que ser a forma de você chegar ao seu objetivo. Você tem que ter controle sobre ela e não o contrário. Não é a sua necessidade de operar que deve te dizer pra entrar ou sair, e sim os seus argumentos lógicos. Operar, realizar as operações é o meio e não o fim!!!
Muitas vezes, o trader que tem essa necessidade de operar pode estar sofrendo com o medo de ficar de fora da operação, que faz muitos traders entrarem numa operação simplesmente pela expectativa de um possível gain. Entram para não sofrerem da dor de ver que o mercado andou sem eles, porque eles sofrem com a possibilidade de terem deixado de ganhar. E a maior parte dessas operações não estão embasadas nas suas análises, não estão seguindo as suas técnicas, é simplesmente pelo sentimento de não ficar de fora. Só que mercado tem todo dia, operações boas aparecem com uma frequência maior do que você está estimando. Melhor deixar o mercado ir sem você do que entrar no mercado naquele momento e não saber o que fazer. Na próxima vez, esteja melhor preparado e permita-se aproveitar a oportunidade.
Quem sofre com essa necessidade de operar, de estar posicionado acaba muitas vezes por cair no overtrading, que é abrir operações demais ao longo do dia. E aí a gente vê os clássicos casos dos traders que batem a meta de manhã pra devolver tudo de tarde, que ficam demasiadamente expostos ao mercado. Sem contar os absurdos que fazem pra não sair da frente da tela do computador, como almoçar olhando a tela, não beber água pra não precisar ir no banheiro e uma série de atrocidades com a própria saúde e qualidade de vida, indo contra tudo que foram realmente buscar no mercado.
Então, tome consciência de suas ações!
Você está operando pela necessidade de operar ou realmente está vendo uma boa oportunidade embasada nos seus argumentos racionais que seguem a sua análise, a sua técnica e as suas estratégias? Ou seja, se você está tomando a decisão de operar com o seu lado racional ou se está simplesmente querendo participar do jogo, independente do resultado financeiro.