Você é desses que diz que é super importante ter um Trading Plan? Diz que é preciso seguir regras no mercado, que o controle emocional é fator determinante nos resultados mas quando está longe das telas age de maneira completamente oposta a esses princípios? Diz que não suporta rotina e perde a paciência ao menor sinal de engarrafamento do trânsito?
E aí? Você é um Trader hipócrita? Ou você conhece alguém assim?
O mercado tem o potencial de revelar as nossas maiores verdades. Nele, somos expostos às mais diversas situações de tensão e de estresse. E nesses momentos, o mercado é capaz de mostrar a nossa verdadeira essência. E aí, dificilmente conseguirmos fingir ser aquilo que não somos.
Você tá ali, operando, sabe que precisa manter a disciplina e respeitar o seu stop. Mas aí, no calor do momento, aquele seu lado, “eu não gosto de seguir regras… eu odeio rotina… ah, é só dessa vez” aflora e você vai lá e faz o quê? Tira o stop da operação. Toma um prejuízo maior do que estava previsto e já bagunça toda a sua estrutura emocional.
Ou você tá lá operando, o mercado tá beeem devagar, lento mesmo, e você começa a ficar ansioso porque ainda não fez nenhuma operação e daqui a pouco vai ter que sair do mercado. Aí já vem aquele seu lado super impaciente, igual quando você está dirigindo e fica indignado e xingando aquele motorista a sua frente que demorou 3 segundo para arrancar no sinal e você tá atrasado.
São pouquíssimas as pessoas que conseguem distinguir completamente a forma de ser em cada um dos papéis que exerce na sua vida. São raras as pessoas que conseguem. E se você não faz parte desse grupo – e eu não faço – pode ter certeza que a forma como você leva a sua vida, os seus comportamentos cotidianos, a sua maneira de ser e de pensar vão refletir de alguma forma na maneira como você opera no mercado e, consequentemente, nos seus resultados.
Isso porque dificilmente conseguimos separar a pessoa que somos quando estamos longe das telas daquela que somos quando estamos na frente do computador operando. Porque somos seres inteiros e complexos.
Então, por mais que você tente e se esforce para ter uma postura no mercado, se você não tiver essa mesma postura nas outras áreas da sua vida, na hora que você estiver sob pressão, no calor da operação, você vai agir de forma diferente. E geralmente o comportamento que aflora é aquele que você está tentando controlar, aquele que você acha que só precisa mudar em relação aos trades…
Faz sentido para você que se você é disciplinado nos trades e não é disciplinado no restante da sua vida, ou você está forçando um ou o outro? E geralmente o lado que as pessoas forçam é justamente o lado positivo, o que gostariam de ser.
E você pode até não tentar fingir diante do mercado, você realmente quer ser disciplinado em relação aos trades, quer controlar a sua ansiedade enquanto opera, mas você não dá bola para como esses fatores se expressam no restante das áreas da sua vida. Tanto faz se é disciplinado nos cuidados com a sua saúde, se tem segurança nos seus relacionamentos interpessoais, se sofre ou não ansiedade no trânsito ou na fila do supermercado. Você só quer alterá-los em relação aos trades, pois não os vê como prejudiciais em relação ao restante da sua vida.
Só que é aí que mora o perigo.
Você precisa que os seus comportamentos, a sua postura de uma forma geral na sua vida seja condizente com o comportamento que você quer ter diante do mercado.
Se você acredita que precisa ter mais disciplina para seguir o seu Trading Plan, respeitar o seu gerenciamento de risco, as suas estratégias, eu te pergunto: como está a sua disciplina em relação à prática de atividade física? Em relação aos seus cuidados com a sua saúde? E em relação aos seus estudos?
Você precisa fazer isso de forma geral na sua vida, aplicar essas mudanças na sua vida como um todo.
Se você percebe que ansiedade é algo que te atrapalha bastante nos trades e você quer trabalhar isso, o ideal é você observar como está esse fator nas outras áreas. Como está a sua irritabilidade no trânsito? Como está o seu relacionamento com os seus amigos, com sua família, com o seu cotidiano?
E então, pensar ações práticas e efetivas para mudar esse fator não apenas relacionado aos trades, mas nas outras áreas da sua vida em que ela se manifesta. E podem ser pequenas ações, mas desde que sejam feitas de forma consistente.
Por exemplo: quer mais disciplina para seguir o seu Trading Plan? Comprometa-se com a prática semanal de atividade física… a acordar todos os dias no mesmo horário… a ler algumas páginas por dia… a ter uma rotina matinal.
Quer mais autoconfiança nos trades? Melhore a sua postura ao falar em público… Desafie-se a fazer coisas diferentes nos esportes que evidenciem para você mesmo a sua capacidade.
Quer controlar a ansiedade? Pratique meditação… Controle a sua irritabilidade na espera do elevador… no trânsito que não flui… na fila do banco.
Então, pare de ser hipócrita e querer expressar no mercado características que você não faz a menor questão de adquirir fora dele. Se você quer TER determinada postura no mercado… disciplina, foco, autoconfiança, controle emocional… trate de primeiro SER, de incorporar essa característica em quem você é, na sua essência. Expresse isso em todas as áreas da sua vida, que essa é a forma mais fácil e consistente de você realmente expressar esse comportamento no mercado e com isso atingir os seus objetivos.
Somos aquilo que fazemos!