12 Razões para ter um Trading Plan

Olá! Hoje eu vou te dar 12 razões pelas quais você precisa de um Trading Plan. E eu tenho certeza que depois de ler esse artigo você vai sair correndo para elaborar o seu ou então vai estar muuuuito mais motivado e determinado pra seguir o seu próprio plano.

O Trading Plan ou plano de trade ou plano de negociação, ou como você quiser chamá-lo, é como um mapa, que vai te mostrar o caminho, as etapas que você deve percorrer como Trader para chegar ao seu destino final.

Você pode pensar que é como um jogo do estilo Super Mario em que, pra você virar/zerar o jogo, você precisa passar pelas diversas fases, cada fase com um objetivo diferente, cada fase apresentando um cenário e dificuldades diferentes, e você precisa concluir cada uma com sucesso para ser vitorioso no final e não tem como pular uma fase: você precisa passar por todas.

E é a mesma coisa no mercado. Se você quer ser realmente vitorioso, você precisa passar por todas as fases. Quem te diz o objetivo, os detalhes de cada fase é o seu plano de trades. Temos um vídeo no canal do MarketMinds no Youtube falando mais sobre Trading Plan e sobre os componentes de um bom plano. Depois vai lá pra conferir.

#1: Visualizar o objetivo final e a trajetória

O Trading Plan permite visualizar o que você precisará fazer no futuro para, naquele momento, obter o resultado de sucesso que você deseja. Por exemplo, digamos que o seu objetivo como Trader seja ganhar 20 mil reais por mês. Beleza! Mas, além da sua técnica, como você precisa operar para ter esse resultado? Qual o tamanho da sua mão? Qual o % de lucro das suas operações? Como precisará ser a sua consistência? Seu índice de acerto?

E se você pensar no seu estado atual, em que não fecha o mês no positivo, em que não consegue aumentar a mão, pode parecer um caminho impossível. E é aí que entra o Trading Plan. O objetivo é você pegar esse seu grande objetivo e quebrá-lo em passos menores. Sendo que o próximo passo é sempre algo possível de você realizar, adicionando uma ou outra mudança na direção do seu objetivo maior.

Um exemplo: o primeiro passo pode ser operar muito para ganhar agilidade. Depois testar um setup. Aí refinar as entradas. Depois alongar as saídas. Então aumentar a mão. E assim por diante até chegar na forma como precisa operar para ganhar os 20 mil por mês.

É igual ao cara sedentário que quer ser campeão de uma maratona. Não dá pra ele começar querendo ir pra competição logo de cara. Ele precisa se preparar. E fica mais fácil quando ele estabelece pequenos objetivos. Ah, primeiro melhorar a sua saúde, a sua condição física, então começar competindo em corridas menores, aí melhorar a sua resistência física para, só depois, poder competir a maratona e ser vitorioso.

#2: Ter metas claras e precisas

A segunda razão é que ter metas é algo extremamente poderoso. É o que mais contribui para você realmente chegar onde deseja. Então, quando você elabora o seu Trading Plan, define diferentes níveis e estabelece uma meta clara e precisa para cada um desses níveis, você dá informações pro seu cérebro trabalhar em prol de você atingir aquela meta, em prol de evoluir, de passar de nível.

Por exemplo: se você sabe que nesse momento a meta do seu Trading Plan é operar muito, você consegue se organizar para fazer isso e preparar a sua mente pra isso, aceitando as condições que essa etapa exige como tomar mais stop ou errar mais entradas. Porque, afinal de contas, o objetivo dessa fase não é o lucro, mas sim ganhar agilidade e familiaridade com as ferramentas e você precisa disso para passar pro próximo nível.

Além disso, ter o Trading Plan te permite enxergar os benefícios de atingir essa meta clara e precisa e isso ajuda muito você a se manter motivado e disciplinado, principalmente na hora de seguir o plano, o que às vezes pode ser muito difícil.

#3: Prover um planejamento financeiro

O terceiro motivo é que o seu plano de trade contempla o seu gerenciamento de risco e isso vai permitir você ter um planejamento financeiro. Você precisa definir os seus limites de perda para poder permanecer no jogo. Atingir a consistência dos ganhos demanda tempo, e até lá, você vai perder dinheiro. Então você precisa saber o quanto pode perder em cada operação, em cada dia, em cada semana, para poder permanecer operando e então ter a possibilidade de atingir o seu objetivo.

E por isso mesmo, você precisa de uma reserva de capital para operar, principalmente se você está começando. A dica é: enquanto você estiver na fase inicial, não espere tirar do trading dinheiro para pagar as suas contas. Tenha outra fonte de renda para isso ou então tenha esse dinheiro guardado.

Ter esses limites estabelecidos no seu Trading Plan é o que vai permitir você continuar no jogo.

#4: Aceitar a perda

A quarta razão é que ter um plano ajuda você a aceitar as perdas. Estabelecer no seu trading plan o quanto você se permite perder em cada operação, em cada dia, contribui muito para você aceitar a perda, pois você sabe que se seguir o plano, aquele é o valor máximo que você irá perder e fica muito mais fácil aceitá-lo.

E você precisa aceitar as perdas, porque elas fazem parte do cotidiano de quem opera no mercado. É inevitável que você perca dinheiro. Até os grandes players, os Traders de Sucesso, tem operações perdedoras. Faz parte. Ter bem definido o limite de loss no seu plano, é fundamental para você aceitá-lo.

O segredo está em ganhar mais do que perder.

#5: Proteger o psicológico

Aceitar a perda está relacionado com outra razão importante de se ter e seguir um plano, que é proteger o seu psicológico. Essa é a quinta razão pela qual você não deve operar sem um Trading Plan.

Seguir o plano vai impedir você de fazer bobagem, de perder mais dinheiro do que você estava disposto, de quebrar a conta. Assim, você consegue permanecer operando. Isso porque o que mais faz os Traders acabarem com suas carreiras é quebrar a conta pois, pra maioria deles, isso causa um profundo trauma difícil de curar, e você não quer isso, né?

#6: Manter a disciplina

O sexto motivo para você ter um plano é que ele é a chave inicial para você manter a disciplina. Quando você tem desenhado exatamente o que você deve fazer e como deve fazer, fica muito mais fácil repetir essas ações. Até porque você não precisa repensar, reprogramar. É só repetir, é só executar o que você já planejou. Você reduz a chance de fazer coisas diferentes daquilo que estava no seu plano.

Então, ter bem definida a forma que vai operar, o tamanho da mão, os limites de perda, os objetivos de cada operação, de cada dia ou semana, é o primeiro passo para você executar as ações da mesma forma, consistentemente, dia após dia, e assim conseguir evoluir no seu plano de carreira. Afinal, se você quer obter consistência nos resultados positivos, você também precisará de consistência na sua forma de operar e isso vem através da disciplina.

#7: Permanecer motivado

A sétima razão diz respeito à motivação. Quando você enxerga o que você está indo buscar, você tem muito mais chance de permanecer motivado.

Manter em mente o objetivo de cada etapa do seu Trading Plan e o quanto isso vai contribuir para você atingir o seu objetivo final contribui para você permanecer fazendo o que precisa ser feito.

Se você está motivado, você consegue mais facilmente seguir o plano dia após dia.

Se numa determinada fase do seu Trading Plan o objetivo é aumentar a mão, operar mais pesado, ter isso em mente e a influência que isso terá no resultado final vai te ajudar a manter a motivação de dia após dia ir buscar atingir essa meta e, com isso, ter forças para trabalhar o estado mental necessário e o conhecimento para poder operar mais pesado.

Além disso, à medida que você avança um nível do Trading Plan, isso libera hormônios, como a dopamina, que te dão prazer e sensação de bem-estar, o que dá um reforço positivo pro cérebro permanecer na caminhada e querer buscar o próximo nível para ter mais dessa sensação.

#8: Medir sua evolução

A oitava razão é que seguir o Trading Plan permite que você perceba ao longo do tempo o que está dando certo para você como trader e o que está dando errado, ou seja, permite você medir a sua evolução.

Dessa forma, você consegue mudar aquilo que não está dando bons resultados e enfatizar ainda mais as coisas que estão dando certo. Você consegue ajustar a sua forma de operar para obter melhores resultados.

#9: Controlar a ansiedade

O nono motivo é que o Trading Plan ajuda muito a controlar a ansiedade enquanto você opera e você bem sabe que ansiedade é um dos fatores que mais limitam os resultados, que mais impede os traders de expressarem o seu potencial no mercado.

Ter um plano bem definido informa para a sua mente: “ei, fica calma aí que tá tudo bem, pois eu já tenho um plano e sei o que fazer em cada situação. Sei onde realizar o lucro se estiver dando gain e sei onde sair de estiver perdendo”. E aí ela relaxa e você consegue agir conforme o plano.

#10: Reduzir a pressa por resultados financeiros

E não é só enquanto opera, é no longo prazo também. Ou seja, ter um plano bem definido com várias etapas contribui para reduzir a ansiedade, a pressa pelos resultados financeiros, por “fazer dar certo logo” no longo prazo. E esse é o décimo motivo pelo qual você precisa de um Trading Plan.

Muitos traders ficam ansiosos por quererem ter ótimos resultados financeiros logo. Só que isso pode demorar bastante e, em geral, é um caminho longo até ter consistência, até ter sucesso. E ter um Trading Plan com vários níveis desenhados permite que você veja o caminho que precisa percorrer com passos bem definidos. E aí fica mais fácil controlar essa pressa, pois você sabe que só vai chegar no destino final após percorrer a jornada.

#11: Manter o foco

A décima primeira razão é manter o foco. Ter definido no seu Trading Plan quais serão as estratégias, as técnicas, os setups, a forma como você irá operar naquela fase do plano contribui para você manter o foco e não ficar testando um milhão de coisas ao mesmo tempo sem masterizar de verdade um tópico.

Se você quiser operar várias coisas ao mesmo tempo, sem organização, sem estratégia, sem estar no seu plano, você dificilmente vai conseguir focar, dificilmente vai se tornar bom em algum aspecto, no máximo vai ser mediano em vários. E mediano não é suficiente para atingir o sucesso.

#12: Agilizar a tomada de decisão e a ação

E o décimo segundo motivo é que o Trading Plan simplifica a sua tomada de decisões enquanto você opera, contribuindo para que seja o seu lado racional a operar porque quando abrimos muita margem pra pensar, quando temos que repensar as ações/decisões no meio dos trades (“será que eu seguro a posição ou será que o stop é aqui ou é mais embaixo?”), a probabilidade dessas decisões serem influenciadas pelo seu estado emocional é muito maior. E você sabe que é o seu lado racional que deve tomar as decisões em relação ao mercado, onde comprar, onde vender, onde stopar.

Por exemplo: você querer ficar mudando a sua % de stop em cada operação, pode levar você a decidir um stop baseado na sua ansiedade ou na sua esperança do mercado voltar e não em argumentos lógicos, e aí você pode sair cedo demais da operação ou tomar um prejuízo maior do que estava disposto.

E dependendo do seu objetivo operacional, você precisa ter uma resposta rápida, reagir rapidamente frente à situação do mercado, e já ter definido como você irá agir acelera esse processo de resposta, o que pode fazer uma grande diferença no resultado final das suas operações.

E tudo isso, o Trading Plan faz por você, ou melhor, você faz por você mesmo ao elaborar e seguir um plano.

E aí? Você ainda tem alguma dúvida que ter um Trading Plan é algo que vai contribuir e muuuuuito para você atingir o sucesso como Trader??? Precisa de mais motivos que esses? Eu acredito que não!

Plan the trade and trade the plan!

Inscreva-se

Nos próximos dias, vou te enviar uma série de conteúdos para ter consistência de ganhos no mercado! Tudo o que você precisa fazer é preencher com seus dados:

Deixe seu comentário.

Market Minds ©2024 | Todos os direitos reservados