5 Dicas infalíveis para ter Controle Emocional no Mercado Financeiro

Você sente que a sua ansiedade está te tirando cedo demais das operações? Sente que o seu medo de perder impede você de entrar em excelentes trades? Que a sua euforia por ter batido a meta te cega no dia seguinte?

Então, muito provavelmente você está precisando melhorar o seu controle emocional nos Trades e, nesse artigo, eu vou te dar 5 dicas infalíveis para te ajudar a controlar as suas emoções, o seu estado mental, enquanto você opera e com isso obter melhores resultados no mercado.

Você já sabe o quanto os aspectos psicológicos influenciam no seu desempenho no mercado financeiro e o quanto você precisa de controle emocional durante os trades. Nós já abordamos esse assuntos aqui no MarketMinds.

O controle emocional, ou a falta dele, é o que muitas vezes impede traders promissores de alcançarem o sucesso, de expressarem todo o seu conhecimento e potencial, ou ainda, de terem consistência nos resultados a médio e longo prazos. E eu poderia falar horas sobre isso, mas hoje eu quero te passar 5 dicas infalíveis para te ajudar a controlar o seu estado emocional enquanto você opera.

Dica #1: Tenha metas claras

Você precisa estabelecer metas claras e precisas a respeito do que você quer para a sua vida, e principalmente do que você está buscando realizar como Trader. Qual é o seu objetivo? Por que razão você quer ser um Trader de Sucesso?

Está cientificamente comprovado que ter metas ajuda a sua mente a se manter focada num determinado projeto e motivada para conseguir realizá-lo, ainda mais quando se trata de projetos longos como, em geral, é o caminho até ter consistência de ganhos como Trader.

Você deve estabelecer metas de longo prazo para você. Qual o seu grande objetivo ao operar no mercado? Onde você quer estar daqui a 10 anos? Tendo que tipo de resultados? Visualize os benefícios que você terá ao atingir essa meta. Isso vai ajudar você a se manter no caminho correto quando surgirem as grandes dificuldades.

Estipule também metas de médio e de curto prazo. Qual a sua meta como Trader pra esse ano? E dentro desse contexto, o que você vai realizar no próximo mês? e nessa semana? Pode ser aperfeiçoar alguma técnica, testar um novo setup, ou então, melhorar o seu controle, as suas anotações, o seu diário de trades e estudá-lo, porque isso é fundamental para a evolução.

E qual é a sua meta, o seu objetivo para o dia de amanhã?

E aqui vou incluir a necessidade ou quase obrigatoriedade de você ter um trading plan, um plano de trades, onde (entre outras coisas) você deve estabelecer a sua meta de gain. Você deve saber o que você está indo buscar no mercado amanhã. Dar essa informação pro seu cérebro torna muito mais fácil pra ele trabalhar pra buscar esse objetivo. E também deve estabelecer o limite de loss, que é pra proteger o seu emocional e também o seu financeiro. Essas informações contribuem diretamente para reduzir a sua ansiedade e também o medo, porque você sabe que aquilo/aquele valor é o máximo que você irá perder e, assim, de certa forma você elimina o fator surpresa e isso ajuda muito a controlar o emocional.

As metas de longo prazo (visualizar o que vai atingir lá na frente) são importantes para você manter a motivação ao longo do caminho. Quem está nesse mercado sabe que obter bons resultados, ter consistência de ganhos, em geral, demanda tempo, demora, são muitas horas de tela. Então, essa motivação é essencial para você se manter no caminho, pra você continuar fazendo o que precisa ser feito, e ajuda muito pra você cultivar a disciplina e também para enfrentar os tempos de crise e de dificuldades que podem sim aparecer.

E as metas mais curtas elas devem servir como guias. O intuito delas é fazer você se mexer, partir para ação. Sair da zona de conforto e fazer o que você realmente precisa fazer pra atingir os seus objetivos maiores. Elas devem garantir que você irá colocar em prática ações que farão você adquirir as habilidades de um Trader de Sucesso. E isso vai desde você desenhar um Trading Plan e segui-lo até estabelecer metas de mudança de hábitos que vão contribuir para a sua performance, como a prática da atividade física, meditação e/ou cuidados com a saúde, e o estudo diário tão importante sobre os aspectos técnicos do mercado.

Ter todas essas metas (de longo, médio e curto prazo) é como informar pra sua mente “fica calminha aí que eu sei o que eu quero, eu sei o que eu tenho que fazer” e fica muito mais fácil manter o controle emocional e realmente fazer o que precisa ser feito.

Dica #2: Pratique o autoconhecimento

Se você quer controlar as suas emoções, você precisa saber o que te descontrola, não é mesmo? Você precisa conseguir identificar as suas emoções e saber o que gera aqueles sentimentos, aqueles pensamentos, o porquê você age da maneira como age.

Autoconhecer-se envolve identificar as suas habilidades, os seus pontos fortes e os fracos também, e como você deve trabalhar esses aspectos para:

  • não deixar que alguns deles sejam fatores limitantes para o seu desempenho no mercado, como a insegurança ou a ansiedade
  • ressaltar ainda mais aqueles que são pontos positivos e que podem te ajudar a obter melhores resultados, como a persistência ou o foco

Para tanto, você precisa conhecer a si mesmo, praticar o autoconhecimento, através da autoanálise, da auto-observação, da autorreflexão. Você pode tanto fazer isso sozinho, dedicando tempo e energia para se autoavaliar, ou com a ajuda de profissionais especializados, como psicólogos, terapeutas e o próprio processo de coaching, que é fantástico para isso.

À medida que você se conhece melhor, você desenvolve a capacidade de entender e controlar o que você sente e principalmente o que você faz em relação ao que você sente. Você precisa ser capaz de identificar quando você sente ansiedade, em que intensidade, o que gera aquele estado emocional, o que você normalmente faz em seguida. Identificar ainda o que está por trás do seu medo de perder e como esses fatores estão influenciando a sua forma de operar no mercado.

O autoconhecimento também está relacionado a aprender a lidar com sentimentos negativos como o da perda, da frustração, da demora por resultados, pra você continuar nesse jogo que é um jogo de longo prazo. Quando mais você se conhece, mais consciente você fica das suas ações e maior é o seu controle sobre elas. Consequentemente, mais poder você tem para obter os resultados que deseja.

Dica #3: Aceite que a perda faz parte do jogo

Se você fica irritado, chateado, se sente frustrado porque tomou um único stop ou porque teve que encerrar uma operação no prejuízo, ou pior, fica com raiva do mercado e quer dar o troco e recuperar o que perdeu, você precisa rever imediatamente o seu mindset em relação ao mercado. Cultivar esses pensamentos e sentimentos em relação à perda só vai prejudicar ainda mais o seu desempenho, a sua capacidade de performar bem como trader.

Se até os maiores traders de sucesso passam por isso, se até eles tem operações perdedoras, o que te leva a crer que você não passará por isso? Para quem opera no mercado financeiro, é inevitável perder dinheiro em algum momento, e tudo bem! O que importa é que o quanto você ganha seja superior ao quanto você perde. E assim, você vai chegar lá. Não se apegue a um trade ruim, a um dia de loss, a uma semana no negativo. Você precisa se preocupar com o resultado final do conjunto dos seus trades, com o seu desempenho ao longo das semanas, dos meses.

Agora, se frequentemente o seu desempenho não está bem, aí sim você deve se preocupar e praticar o autoconhecimento pra identificar o problema. É a sua forma de operar, sua falta de conhecimento técnico? É o setup que você está usando? É o seu psicológico que está atrapalhando? E então, depois que você identificar o problema, parta para a ação, faça alguma coisa pra mudar essa realidade.

Então, você tomou um stop, encerrou um dia no negativo? Entenda se foi erro seu ou se foi pela imprevisibilidade do mercado. Se foi a imprevisibilidade do mercado, aceita que ela existe e sempre vai existir. E se foi erro seu, perceba o que você deveria ter feito de diferente, aprenda a lição e parte pra próxima. O mercado está cheio de oportunidades e você ficar se lamentando ou cultivando sentimentos ruins por conta dessa perda só vai prejudicar ainda mais o seu desempenho.

E tem mais. Não leve as perdas pro pessoal. Foi aquele trade que não deu certo, não foi você. Levar um stop não faz de você uma pessoa pior, nem um trader com menos potencial de sucesso. O máximo que significa é que você precisa estudar mais, talvez ter mais agilidade na hora de encerrar a posição, melhorar a sua leitura de mercado, mas isso não quer dizer que você não serve pra isso e que não vai dar certo para você.

Então, se você quer ter mais controle emocional, muda esse pensamento e internaliza que a perda faz parte do jogo e não fica com medinho de tomar stop, aquele stop que vale a pena segundo seus critérios técnicos. O stop e a perda tem que fazer parte do seu gerenciamento de risco.

Dica #4: Tenha um gerenciamento de risco

Aceitar que a perda faz parte do jogo está diretamente relacionado com a dica de número 4, que é: Tenha um Gerenciamento de Risco.

O gerenciamento de risco trata-se de prever o pior cenário que se pode enfrentar e planejar ações adequadas para não chegar neste pior cenário, mas se chegar, saber exatamente como lidar com ele.

Você precisa conhecer o risco que você corre em cada operação e definir previamente o quanto você se permite perder naquela operação. Se tudo der errado você vai stopar onde? Você vai perder quanto? Isso ajuda você a aceitar a perda.

Você precisa visualizar qual o risco-retorno de cada trade e pensar que o stop é o quanto você aceita perder para ter a possibilidade de ganhar aquilo que você visualiza que pode ganhar com essa operação, aquilo que você define como a sua meta de gain.

Aceitar uma perda, realizar o prejuízo dentro do manejo de risco, vai evitar que você tenha perdas ainda maiores, que não estavam previstas e que podem abalar profundamente o seu estado emocional, e até causar traumas profundos em relação ao mercado.

Ter um manejo de risco bem definido vai proteger o seu emocional e também o seu financeiro. Ele vai permitir que você continue no mercado, que você volte amanhã para operar novamente apesar de ter tido um dia ruim hoje e, com isso, tenha uma nova oportunidade de obter excelentes resultados.

No longo prazo, o gerenciamento de risco vai trabalhar para que os seus ganhos obtidos com as operações positivas sejam superiores aos prejuízos obtidos com as operações que não deram certo. Ter um gerenciamento de risco não significa acabar com as perdas, e sim, ter controle sobre elas, torná-las menores em comparação aos lucros, mantendo o saldo positivo.

Mas, é claro que não adianta apenas ter um gerenciamento de risco definido, você precisa de disciplina para segui-lo. Então, defina como será o seu manejo de risco, o quanto você aceita perder em cada operação, em cada dia, em cada semana, planeje o que fará nos cenários ruins e mantenha a disciplina de seguir o seu próprio plano, que isso vai contribuir para você controlar o seu estado emocional enquanto opera.

Dica #5: Mantenha sua vida em equilíbrio

Eu costumo dizer que o mercado mostra a nossa verdadeira essência e ele tem o potencial de revelar as nossas maiores verdades.

Se a gente não cuida das outras áreas da nossa vida, se a gente não cuida da nossa saúde, dos nossos relacionamentos, da nossa felicidade e realização, possivelmente isso vai ser expresso de alguma forma no mercado. E se esses outros fatores da sua vida estiverem ruins, provavelmente isso vai se manifestar de alguma forma em resultados ruins. Talvez não em perdas propriamente ditas, mas na redução do seu potencial de ganho.

Se você vai pro mercado preocupado com outras coisas, brigou com alguém da família, ou seu filho aprontou de novo, alguém da família que está doente, está cansado porque dormiu mal, sente-se indisposto porque não se alimentou direito, isso pode interferir na sua forma de operar, principalmente por alterar o seu estado mental e emocional.

Então, ir pro mercado descansado, tranquilo e de mente limpa é extremamente importante para você manter o seu controle emocional e obter bons resultados, e pra isso, é fundamental você manter a sua vida em equilíbrio.

Quando eu falo em vida em equilíbrio, eu estou falando em você dedicar tempo para essas outras coisas. Você precisa operar e estudar sim, mas você também precisa descansar, relaxar, se divertir, cuidar de você mesmo e dos seus relacionamentos. Só assim você vai garantir que estará na sua melhor forma para operar no mercado.

Além disso, você precisa cultivar a disciplina nas outras áreas da sua vida. Se você quer ser um trader disciplinado, você precisa ser uma pessoa disciplinada. Manter de forma regular atitudes como: manter uma postura positiva diante das situações, meditar, praticar atividade física, ter uma alimentação saudável, cuidar dos seus relacionamentos. Todas essas coisas ajudam a manter sua vida em equilíbrio e acabam tendo reflexos positivos nos seus resultados no mercado.

Sem contar que essas ações, principalmente a prática de atividade física, regula diversos hormônios no nosso organismo e isso está diretamente relacionado com o controle da ansiedade, com o aumento de disposição para operar, e para viver também. Então, lembre-se do ditado: “corpo são, mente sã”! Cuide da sua saúde, cuide da sua mente, que provavelmente você terá melhores resultados nas suas operações.

Recapitulando:

  • Tenha metas claras e precisas. Saiba exatamente o que você está indo buscar no mercado. Tenha metas de longo, de médio e de curto prazo, pois elas são imprescindíveis para você realmente atingir o que deseja
  • Pratique o autoconhecimento diariamente. Entenda quem você é, como você age e a relação disso com os seus trades. Só assim você poderá melhorar seu desempenho
  • Aceite que a perda faz parte do jogo. Ser um Trader de Sucesso não significa não perder, e sim, ganhar bem mais do que se perde
  • Tenha um gerenciamento de risco bem definido para proteger o seu emocional e o seu financeiro, e siga-o com muita disciplina
  • Mantenha sua vida em equilíbrio. Vá para o mercado sempre descansado, com sua mente limpa e tranquila. Cuidar da sua saúde e da sua vida também faz parte de performar melhor no mercado

Seguindo essas dicas, eu tenho absoluta certeza que você vai melhorar e muito o seu controle emocional e os seus resultados como trader.

Inscreva-se

Nos próximos dias, vou te enviar uma série de conteúdos para acabar com a ansiedade que atrapalha seus resultados no mercado! Tudo o que você precisa fazer é preencher com seus dados:

Deixe seu comentário.

Market Minds ©2024 | Todos os direitos reservados