A assombração dos resultados passados

Frequentemente nos deixamos afetar nas nossas vidas por resultados isolados e isso pode interferir diretamente na nossa capacidade de performar bem no momento seguinte.

Sabe aquele dia que logo no início já acontece uma coisa ruim e aí você já passa a esperar o pior porque afinal de contas não tá num bom dia mesmo?
E no mercado então… vai me dizer que você nunca entrou numa sequência de loss depois de ter tomado o primeiro stop do dia tentando recuperar?

Ou então, operou super medroso no dia seguinte de ser stopado?
Ou perdeu uma boa grana no dia seguinte de ter se sentido o máximo por ter batido a meta da semana?

No mercado, você sabe que cada operação é independente, ou seja, o resultado da operação anterior não diz absolutamente nada sobre o resultado da próxima. A cada operação, há a possibilidade de você ganhar como há a possibilidade de você perder dinheiro.
Sempre existem essas duas alternativas.

E é da mesma forma quando estamos falando de day trade: é com o resultado de cada dia que se vai longe.
Cada dia é independente.
Só porque você perdeu ontem não quer dizer que você vá perder hoje, e nem o contrário.

Quer dizer, teoricamente é assim porque na prática muitas vezes você permite que, com base nesse resultado anterior, a sua mente interfira negativamente na sua capacidade de agir, ou pra querer evitar ou pra querer repetir aquele resultado.
E é aí que muitas vezes você entrega o jogo inteiro por ter perdido um único ponto.

E pra não deixar os resultados anteriores interferirem nos atuais, você precisa ver cada operação, cada dia, como único, como diferente e pra isso você precisa manter a concentração no momento presente, naquele trade em específico. Eu sei que isso nem sempre é fácil, por isso eu tenho algumas dicas pra você.

Durante um pregão, muitas vezes é difícil manter a concentração apenas na operação que você está e não nas anteriores ou próximas. Entre uma operação e outra, do nada surgem diversos pensamentos sobre o resultado financeiro, sobre aquela entrada que você devia ter dobrado a mão, aquela operação que talvez fosse bom ter mexido o stop de lugar.
Começam os diálogos internos do tipo “nossa… outra operação assim e eu bato a meta do dia, acho que dá até pra alongar mais um pouco e do jeito que tá quem sabe pegar a da semana inteira” ou “caraca, não acredito que o mercado foi lá só pra pegar meu stop e agora tá andando a favor… olha só… estaria batendo na meta agora”, ou ainda, “se eu levar outro stop na próxima operação eu encerro o dia no loss”.

Então, pra você conseguir se manter focado no momento presente e reduzir a influência dos resultados passados ou futuros na sua capacidade de ação, use uma estratégia que muitos tenistas e outros esportistas usam para se manterem focado entre um ponto e outro durante uma partida e não permitirem que esse diálogo interno tome conta: é prestar atenção na sua própria respiração.

Concentrar a atenção na respiração significa simplesmente observar o ato de inspirar e expirar o ar, no ritmo natural. Não é necessário nem exercer nenhum tipo de controle.
Então, se você perceber que está sendo “atacado” por esses pensamentos, por essa influência do resultado anterior, volte a sua atenção pra sua respiração um pouco, foque no momento presente.

E se a sua mente começar a divagar sobre o resultado do próximo trade, ou do dia, traga ela calmamente de volta pra sua respiração e procure relaxar seguindo seu ritmo natural. Dessa forma, quando estiver prestes a entrar na próxima operação, seu nível de concentração pode estar até mais alto do que antes.

Essa técnica é ótima para você parar de pensar em erros básicos que você acabou de cometer tanto quanto para não se vangloriar por operações super bem-sucedidas.

E ao longo dos dias, você pode trabalhar esse aspecto fazendo alguma mentalização diária dizendo a você mesmo que hoje é um novo dia, uma nova partida.
Você pode inclusive visualizar um placar mostrando o seu resultado no mercado no dia ou semana anterior, e enxergar esse placar pouco a pouco ir zerando.
Ou então, pode fazer um post-it com alguma frase do tipo “O jogo é ponto a ponto” e colar aí na tela do seu computador.

E se você tem bastante problema com isso, se observa que frequentemente o resultado do dia anterior, principalmente se deu loss, afeta negativamente a forma como você opera, tente abolir a palavra “recuperar” do seu vocabulário.
Você não vai recuperar o dinheiro que perdeu ontem, OK?
É sempre uma nova partida, é sempre um novo placar.
Pensar dessa forma pode contribuir para você não permitir que o resultado anterior interfira no próximo, pra que você não fique na ânsia de “recuperar” e acabe prejudicando a sua capacidade de agir e performar bem.

Além disso, crie o hábito de analisar o conjunto dos seus trades e não cada operação em específico, e também, analisar o conjunto do dias e não um dia em específico.

O jogo se joga ponto a ponto, mas é o conjunto dos resultados desses pontos que diz se você ganhou ou não essa partida!

Inscreva-se

Nos próximos dias, vou te enviar uma série de conteúdos para acabar com o medo de perder que atrapalha seus resultados no mercado! Tudo o que você precisa fazer é preencher com seus dados:

Deixe seu comentário.

Market Minds ©2024 | Todos os direitos reservados