Muitas pessoas me procuram dizendo: “poxa Luana, eu já tenho 2, 3, 4, 6 anos de mercado e ainda não tenho resultados positivos, consistentes. Já tenho aí muitas e muitas horas de tela. Acho que o mercado financeiro não é pra mim… vou desistir desse negócio. Depois desse tempo todo eu já devia estar ganhando alguma coisa, não é mesmo?”
E é aí que tá…. não necessariamente!
Aí eu te pergunto: durante esse período, esses 2, 4, 6 anos, o quanto você realmente se dedicou, se esforçou pra evoluir no mercado? O quanto você estudou suas operações, foi em busca de mais e melhores conhecimentos, se empenhou em desenvolver e manter a disciplina de seguir o plano? Se preocupou e dedicou tempo pra desenvolver a sua mentalidade? Pra trabalhar os seus fatores limitantes, sua ansiedade, seu medo de perder?
Durante esse tempo, qual foi a sua nota, o seu nível de comprometimento com esse objetivo de vencer no mercado? De verdade, sendo bem sincero com você mesmo.
Você realmente esteve comprometido? Dedicado?
Pois se você, durante esse período, não esteve realmente dedicado e comprometido a fazer dar certo, talvez só o que você tenha feito seja contribuir para enriquecer os bolsos alheios.
E você pode me dizer que acumulou aí várias horas de tela e isso pode ser bom – você precisa delas -, mas só isso não é suficiente pra atingir a consistência dos resultados positivos.
O Malcolm Gladwell tem a teoria das dez mil horas, que diz que você precisa de 10 mil horas de prática pra atingir a excelência numa atividade. Só que essas dez mil horas (e pode até ser bem menos) não são apenas de praticar por praticar, até porque se fosse assim eu seria uma excelente cantora e pode ter certeza que eu não sou. São de prática associada à melhoria contínua.
Inclusive, eu já falei sobre isso em outro post. Vou deixar o link aqui pra você conferir depois.
Então, quando alguém te falar que tem aí uns bons anos de mercado, não necessariamente ele tenha melhores resultados que alguém que começou há menos tempo.
Às vezes, é como a atividade física: você vê que pessoas que treinam há menos tempo, mas um treino focado, de alta intensidade, com regularidade, com disciplina, com objetivo, tem melhores resultados no condicionamento físico do que aquele cara que é atleta de final de semana há anos.
E talvez você me diga: “ah Luana, olhando pra trás agora, pra época em que eu comecei, percebo sim que eu evoluí, que já melhorei em vários aspectos, eu já melhorei muito minha leitura de mercado, minhas estratégias, já sei o que estou fazendo, agora eu até ganho dinheiro”.
O problema é que quando você perde em geral você devolve tudo e às vezes até mais, não é mesmo?
Fico feliz pela sua evolução, mas a grande reflexão que eu quero que você faça hoje é entender como foi o seu nível de dedicação e comprometimento até aqui e quais são os resultados que você pode esperar de você mesmo se continuar dessa forma?
Reflita sobre isso e se quiser compartilha a sua resposta aqui nos comentários, eu vou adorar saber!
Não se esqueça que a maior insanidade do ser humano é esperar por resultados diferentes fazendo exatamente a mesma coisa.