Bati a meta do dia, devo parar de operar?

Pra começar tem gente que nem meta diária tem. Alguns dizem “ah Luana, eu vou pro mercado e pego o que ele está disposto a me dar”… se isso é bom, se é ruim, se o trader pode ganhar mais ou menos, se facilita ou dificulta, isso é tema pra outro vídeo.

Vamos falar aqui das pessoas que tem metas para o dia, e eu gosto de trabalhar dessa forma. Traders que começam a operar sabendo o quê ou quanto estão indo buscar no mercado.

Só que muitas vezes o que acontece é que quando elas atingem esse objetivo, em vez de parar e só voltar no dia seguinte, continuam operando, e aí, acabam devolvendo o que haviam ganhando e muitas vezes ainda encerram o dia no negativo.

MarketMinds

Essa situação aqui, ou algo parecido, ocorre com você? Sim? Não? Frequentemente? Você sabe que deveria PARAR mas não para? Vamos falar sobre isso?

Quando isso acontece, em geral é muito frustrante. Você fica com raiva de você mesmo porque você poderia ter saído vitorioso naquele dia, com a sensação de dever cumprido, mas não… você continuou operando né e no que deu. Em vez de ser um dia de glória, você está aí descontando mais uma cota da conta da corretora.

Isso não fere só o seu bolso, mas também o seu emocional.

E o conselho mais óbvio, que todo mundo te dá é: “ahhh, se bateu a meta diária, para de operar”. Isso é meio óbvio, não é mesmo? Mas você tá lá, na frente do computador, você gosta de operar, você quer continuar.

E nesses casos, muitas pessoas costumam indicar ir pro simulador, mas eu acredito que pra muitos isso pode dar uma certa agonia. Explico. Se você bateu a sua meta na conta real, vai pro simulador, fica usando as mesmas técnicas e estratégias e ganha dinheiro, você pode pensar “poxa… por que eu não continuei operando na real? Olha só o quanto eu poderia ter ganhado”. E aí, em vez de terminar o dia satisfeito com o seu desempenho, não… você termina o dia chateado/frustrado porque poderia ter ganhado mais.

Só que você tava operando no simulador!!! Não quer dizer que você faria exatamente a mesma coisa na conta real. Então, tem que analisar se essa história de bater a meta e ir pro simulador, se isso contribui de alguma forma pra sua evolução, se você aprende com isso, passa a ter mais confiança nas suas técnicas ou se isso prejudica o seu psicológico.

Quanto ao que fazer quando bater a meta, eu gosto muito do conceito do “loss from top”, que é você continuar operando após bater a meta mas saber exatamente qual é a situação que vai te “tirar do mercado”. Por exemplo, você define que ao bater a meta, se acredita que está num dia bom, vai continuar operando. E se na próxima operação tomar um stop, dentro do seu gerenciamento, aí vai parar, nem que isso represente 80% da meta e, se “der bom”, se der gain na próxima operação, aí continua até tomar um stop ou até algo específico que você determinar ocorrer.

Eu gosto disso pois acredito que tem dias que a gente tá bem, que a nossa leitura do mercado tá ótima, e aí talvez seja um dia que você pode dobrar a meta.

Mas pra fazer isso, você precisa trabalhar um pouco mais a questão da disciplina e da aceitação das perdas controladas. Isso porque, pra muitos, o fato de perderem 20% da meta pode gerar um processo de descontrole emocional, de querer recuperar esse valor e acabar devolvendo e perdendo mais ainda.

Então, se você bateu a meta ou atingiu a condição que vai te tirar no mercado… vai cuidar das outras áreas da sua vida!

Tenha consciência que isso também fazem parte de se desenvolver como Trader…

Ser um Trader bem-sucedido não é só operar!

Então desliga o computador, vai ler/estudar algo, vai ajudar outras pessoas a operarem, vai cuidar da sua família, da sua casa, da sua saúde.

E aí você pode estar pensando: “Luana, mas eu opero do trabalho, não tem como eu sair da frente do computador”. Então fecha a maldita plataforma de operação, nem olha mais pro mercado enquanto ele estiver aberto pra não rolar o sentimento “ahhh se eu tivesse operando pegaria essa bela operação”, ou então, “só mais uma, só mais essa aqui que não tem como dar errado”. Fecha a plataforma de operação e vai fazer outra coisa no computador, vai estudar, ler, ver vídeo do MarketMinds no Youtube 

Pra você conseguir realmente fazer isso, é muito importante que você defina, desde agora, o que você fará quando bater a meta, qual é o seu plano. Você precisa dar essas informações previamente pra sua mente. Isso facilita na hora de executar.

Além disso, já deixa o máximo de detalhes organizados. Se você definir que vai estudar, já define o que, quais materiais, quais vídeos, já deixa separado. Se vai fazer atividade física, da mesma forma, aonde vai (na academia? no parque?), já toma as decisões, já se organiza. Isso facilita pra sua mente não repensar… isso reduz a chance de você repensar e acabar ficando no mercado.

E independentemente do que você for fazer, o que não pode acontecer é você bater a meta, seja logo cedo, no meio da manhã, ou quando for, pra depois devolver tudo e ainda por cima stopar o dia.

Você precisa criar mecanismos pra se proteger de você mesmo, pra não se autossabotar, e saber exatamente como irá agir, o que deverá fazer em cada situação. Certamente isso contribui pra que você não caia nesse erro.

Então defina isso agora e pare de se autossabotar dessa forma!

Inscreva-se

Nos próximos dias, vou te enviar uma série de conteúdos para ter consistência de ganhos no mercado! Tudo o que você precisa fazer é preencher com seus dados:

Deixe seu comentário.

Market Minds ©2024 | Todos os direitos reservados