Minha família não apoia meu sonho de ser Trader

Você quer ser Trader, viver do mercado financeiro, mas ninguém da sua família ou pelo menos algumas pessoas que você gostaria não te apoiam?
Pelo contrário, ficam dizendo que ninguém consegue viver disso… que você só está perdendo tempo e principalmente dinheiro?

Então, se liga que é sobre isso que vamos falar hoje.

Nas conversas em família, geralmente, quando se trata de mercado financeiro, de bolsa de valores e principalmente de day trade, todo mundo tem uma história triste pra contar né?! É o primo do vizinho que perdeu o carro, é o tio do colega de trabalho que vendeu até a casa pra aplicar em ações e perdeu tudo… e por aí vai.

A gente sabe que essas histórias são reais, mas elas não representam a totalidade dos casos, só que essas histórias são em maior número sim, são chocantes e ficam na cabeça das pessoas. E são essas histórias que elas lembram quando você diz que é ou que está se dedicando para ser “Trader”.

E é aí que surgem os milhões de comentários negativos e os conselhos pra você desistir disso.

Em primeiro lugar, entenda o seguinte: muito provavelmente essas pessoas não estão querendo o seu mal, muito pelo contrário, elas querem o seu bem, elas querem que você não sofra, que você não seja protagonista de mais uma história triste envolvendo o mercado financeiro.

E pensa comigo: a sua esposa ou o seu marido, sua namorada, mãe, amigos, estão vendo que você está perdendo dinheiro no mercado, que na maioria dos dias que você opera você fica arrasado, triste, ou então com raiva, agressivo.

O que é natural que elas pensem???
Opa! Isso não faz bem pra ele.

E aí a pessoa já puxa aquelas histórias do primo do amigo do vizinho que operava na bolsa e perdeu tudo que tinha, do tio do fulano que teve que vender a casa e até entrou em depressão e por aí vai.

Como você quer que essa pessoa que te ama e que não entende como é ser trader te apoie em algo que ela tá vendo que faz você sofrer e com tantas histórias ruins associadas? Tente se colocar no lugar dela. Você numa situação assim apoiaria a pessoa que você ama a continuar fazendo aquilo que a faz sofrer? Muito provavelmente não.

Mas não é por mal, não é porque ela não quer que você seja bem-sucedido, que você ganhe dinheiro, que você realize os seus sonhos.
É porque de alguma forma ela quer o seu bem.

“Beleza, Luana, já entendi que eles não querem o meu mal e essas paradas aí.
Mas tá difícil não ter o apoio da família, e pior ainda com eles dizendo que isso não dá certo, que ninguém ganha no mercado, que eu devia procurar um emprego, que tô perdendo tempo e dinheiro…
O que que eu faço???”

Primeiro, tente trazer essas pessoas pra mais perto de você e da situação, tente explicar como realmente o mercado funciona. Se ela te der mais abertura, peça pra ela te acompanhar em um dia de operação, mostre cases de pessoas bem-sucedidas – e você pode inclusive usar as entrevistas do Book Aberto para isso.
Tente expor pra elas os seus planos, fale do seu trading plan. Mas é claro que pra isso você precisa ter um plano, não é mesmo?

Mostre o quanto você está determinado e comprometido a fazer dar certo, a conseguir os seus objetivos.

Tente envolver essa pessoa no processo.
Se você conseguir mostrar a ela o quanto você quer de verdade isso, os benefícios que você e ela terão… se conseguir mostrar que você tem objetivos claros, que é possível consegui-los, que não é e nem vai ser nada fácil, mas que você está disposto, determinado, comprometido, é muuuito provável que a pessoa passe a te apoiar, a ser uma aliada no processo.

E se você perceber que mesmo assim não rola, que ela não consegue ver o que você vê e te apoiar na trajetória, ou então, quando você já conhece a pessoa e sabe que não conseguirá chegar nesse nível de profundidade da conversa, muitas vezes o melhor a se fazer é falar o mínimo necessário, principalmente no que diz respeito às suas perdas, às dificuldades que tem enfrentando, e talvez nem sobre os seus planos.
Tem aquela frase que diz “o que ninguém sabe, ninguém estraga”.
Certamente o que você menos precisa nesse momento é de alguém te dizendo: “isso é pior que jogo… você não vai conseguir… ninguém ganha dinheiro no mercado”.

Tente parecer que está tudo sob controle pra essas pessoas e busque se cercar de outras pessoas que acreditam, que entendam do que você está falando e que terão condições de te apoiar nessa fase.

Ei, não tô falando pra você pedir o divórcio da sua esposa, do seu marido, porque ele ou ela nesse momento não quer que você seja trader… não tô falando pra você nunca mais falar com seus pais porque eles te dizem o tempo todo pra parar com isso e procurar um emprego… mas procure conviver também com pessoas que acreditam e te apoiem nessa trajetória.

Você pode fazer isso participando de algum grupo legal nas mídias sociais, as salas de operação também podem ajudar.
Vá conversar com pessoas que já chegaram lá, que já estão aonde você quer estar.
Entenda como foi o processo delas, use-as como fonte de inspiração.

E jamais permita que pessoas com sonhos pequenos te convençam que você sonha grande demais!

Inscreva-se

Nos próximos dias, vou te enviar uma série de conteúdos para ter consistência de ganhos no mercado! Tudo o que você precisa fazer é preencher com seus dados:

Deixe seu comentário.

Market Minds ©2024 | Todos os direitos reservados