Técnica Infalível para Controlar a Ansiedade durante os Trades

A maioria dos Traders sofrem ou já sofreram com a ansiedade. Ela se manifesta nos mais diferentes momentos: é antes de entrar na operação, é na hora que tá dentro, é quando tá ganhando, seja pouco ou muito, é quando o preço tá vindo contra, é se o mercado anda muito rápido, é se ele está lento demais. Enfim, a ansiedade pode se manifestar em todos os momentos.
E influencia diretamente o seu operacional.
Faz você entrar na operação quando não devia, porque você tá ansioso para operar. Distorce a sua visão, faz você ver sinal de compra e venda onde nem existe. Faz você não aguentar o calor da operação e sair logo, sendo que depois você vê que o preço nem chegou perto do seu stop. Faz você encerrar um trade positivo logo só pra garantir o lucro quando poderia esticar a operação e ganhar mais. E uma infinidade de outras consequências.

A ansiedade ao operar pode ser algo complexo que demanda uma certa dedicação da sua parte para trabalhar, até que você tenha o domínio sobre ela. Em geral, vai envolver o seu autoconhecimento e você trabalhar alguns aspectos que eu já abordei em outro artigo.

Mas o artigo de hoje é pra te ensinar uma técnica prática e simples para controlar a ansiedade enquanto você opera. Ela não vai fazer você eliminar a ansiedade da sua vida. Pra isso, talvez você precise trabalhá-la em níveis mais profundos e também trabalhar outros fatores antes da ansiedade, mas essa técnica pode te ajudar principalmente a reduzir os impactos que a ansiedade causa no seu operacional enquanto está operando e com isso te ajudar a ter melhores resultados imediatamente.

E essa técnica pode ser resumida em uma única frase: aconteça o que acontecer, não pare de respirar!

É isso mesmo! Quando estamos ansiosos, uma das primeiras coisas que acontece é a mudança no nosso fluxo respiratório. É a respiração que fica mais curta, mais rápida, mais ofegante.
Então, para você controlar a sua ansiedade enquanto opera, você deve, ao menor sinal de ansiedade, prestar atenção ao seu fluxo respiratório, verificar se ele está normal ou se está mais curto e acelerado e tentar deixá-lo o mais natural e leve possível. Pra isso, você pode primeiro fazer algumas respirações mais lentas e mais profundas – em geral, umas três ou quatro já são suficientes, inspirando, enchendo bem os pulmões e depois exalando de forma lenta e controlada. Depois de fazer essas três ou quatro respirações lentas e profundas, você vai normalizando o fluxo da respiração.

Isso parece idiota, mas dá a seguinte informação para a sua mente: “ei, fica calminha aí que tá tudo bem e não tem por que você estar ansiosa. Eu tô no controle da situação”.
A nossa fisiologia passa muitas informações pra nossa mente e existe uma forte comunicação entre elas. Então, quando você muda a sua fisiologia, quando você altera conscientemente o seu fluxo respiratório, você envia informações pra sua mente, e fica mais fácil se manter calmo e no controle da situação.

E o melhor de tudo é que você pode fazer isso sem sair da frente do computador, sem tirar o seu olho da tela.
Experimente!
Eu aposto que vai te ajudar.

Assuma o seu controle!

Inscreva-se

Nos próximos dias, vou te enviar uma série de conteúdos para acabar com a ansiedade que atrapalha seus resultados no mercado! Tudo o que você precisa fazer é preencher com seus dados:

Deixe seu comentário.

Market Minds ©2024 | Todos os direitos reservados