Como diz Mark Douglas, uma das principais razões pelas quais muitas pessoas são atraídas pelo mercado financeiro é pela possibilidade da liberdade ilimitada para a expressão criativa de suas essências. Essa é a mesma razão básica pela qual muitas pessoas sentem uma resistência natural à criação de regras e limites que orientem e direcionem o seu comportamento. É aquele sofrimento que muitas pessoas sentem de terem que fazer todos os dias as mesmas coisas, de se sentirem presas e sufocadas pela rotina.
Essas pessoas olham o mercado financeiro como se tivessem encontrado um estado utópico no qual houvesse total liberdade e se deslumbram. Depois é como se viesse alguém dar um chacoalhão, te tirando do estado de sonhando acordado e te diz: “ei, sabe toda essa liberdade que você tá vendo aí??? Então… Você vai ter que criar regras e ter muuuita disciplina para poder desfrutar dela”.
Cara, e isso dá um “tilt” na sua mente!!!
É como se você dissesse: “mas eu tô aqui justamente pra ter liberdade, poder trabalhar de qualquer lugar, pra fazer os meus horários, pra fazer o que me der na telha, pra não ter mais chefe e nem dever satisfação pra ninguém, e você vem me falar em rotina, em regras, em disciplina???”
“Nãooo, não faz sentido!”
Só que faz… e muito!
A disciplina é elemento fundamental pra atingir a consistência e o sucesso. Todos, mas todos os traders de sucesso que eu conheço dizem isso.
A grande diferença é que no mercado financeiro é você quem define as suas regras. É você que define qual vai ser o operacional que vai seguir, se vai ser gráfico, price action, indicadores, leitura de fluxo. É você que define os seus horários, os seus objetivos, faz o seu trading plan, define as suas metas, estipula o quanto aceita perder.
É você que decide os cursos que faz, o quanto vai estudar e se dedicar.
Portanto, é imprescindível que você estabeleça, que defina as suas regras e siga-as, só assim você vai sobreviver no mercado financeiro, vai poder descobrir o operacional que funciona para você, vai poder melhorar como trader e atingir os resultados que deseja.
E aí você pode me perguntar: “mas, Luana, eu sigo vários Traders nas redes sociais que tem excelentes resultados e cada dia operam num lugar diferente. Operam da praia, do avião, de um café em Nova York ou de um restaurante em Paris. Trabalham pouquinhas horas por dia, batem a meta em minutos e vão aproveitar a vida”.
Ahhh, você pode ter certeza que apesar de eles não estarem sentados no mesmo escritório todos os dias, de eles não passarem mais (porque já fizeram muito isso) horas e horas operando, esses traders tem muuuuuita disciplina. Eles tem suas regras muuuito bem definidas, respeitam e seguem essas regras, tanto as que dizem respeito ao seu operacional como as que estabeleceram para o seu gerenciamento de risco.
Então… se você quer ser um trader de verdade, trate de estabelecer as suas regras e segui-las com muuuita disciplina.