Olá, aqui é a Luana do Market Minds, neste artigo vamos falar sobre como sair do simulador de uma vez por todas para ir operar em conta real, claro que o simulador sempre ajuda e faz parte da carreira de todo trader em diversas etapas e situações, mas somente ficar no simulador não vai trazer nenhum resultado financeiro, não é mesmo? pois é disso que vamos falar neste artigo, então vamos ao conteúdo!
Simulador como se fosse real
Primeiramente devemos saber que sim é possível ficar apreensivo no simulador como se fosse conta real, tem muitas pessoas que sentem os mesmos impactos e as mesmas sensações da conta real também no simulador, são pessoas que conseguem levar bastante o simulador a sério. Isso é muito legal, claro que não estou dizendo que é legal sentir ansiedade no simulador, a questão é que isso é uma grande oportunidade de trabalharmos desde esse momento a parte dos aspectos mentais e emocionais no simulador, sem precisar perder dinheiro para aprender isso, por isso é uma oportunidade muito boa, encare dessa maneira.
Então o que se precisa fazer é dedicar tempo e energia (coisa que você já está fazendo lendo este artigo) para ir trabalhando esses aspectos, colocando em prática algumas ferramentas como por exemplo praticar a respiração antes de entrar em uma operação ou quando já está posicionado, está com o coração muito acelerado? Respira!
Medo de errar
Uma coisa muito importante que é preciso observar, é a frequente situação em que as pessoas sentem que têm impactos emocionais no simulador, muitas e muitas vezes elas têm muito medo de errar, pois a pessoa não se permite errar. Às vezes porque veio de uma criação muito rígida, pais muito rigorosos ou às vezes porque a autocobrança é muito grande, e aí no simulador então não se permite errar. Isto leva as pessoas a acharem que na verdade estão com medo de perder, mas o que se pode perder no simulador? nada! pois na verdade o que realmente está acontecendo é que não estamos aceitando errar, a mente no subconsciente está interpretando o perder dinheiro no simulador como errar, pois se erramos geramos todos aqueles processos de sentimentos ruins, se erramos “somos fracassados” ou “não somos capazes de ser traders” e “foram dias e dias desperdiçados”.
Quem sofre com esses impactos emocionais no simulador tem que pensar justamente isto: “eu me permito errar?”, “o que significa o erro para mim?”, “se eu errar um trade, o que vai acontecer?” ou “eu me permito errar?”, essas perguntas são as que nós devemos fazer, você tem que se permitir errar, pois ninguém vai acertar sempre e não precisamos disso. Não existe técnica ou estratégia operacional com 100% de acerto, não existe isso. Então novamente, você tem que se permitir errar, pois o erro e a perda faz parte do jogo, faz parte de ser trader.
Enquanto não se permitir errar e não se permitir perder dinheiro dentro do plano, você não vai evoluir e não vai atingir os objetivos que deseja. Pense um pouco mais sobre isso, “o que significa errar para mim?”, “Eu me permito errar?”, seja um pouco mais tolerante consigo mesmo, tenha menos autocobrança e um pouco mais de amor consigo mesmo, assim como você provavelmente tem paciência e tolerância com os outros, tenha com você mesmo.
Quase nunca estamos 100% prontos
A coragem não é a ausência do medo, a coragem é você agir apesar do medo. A gente nunca vai estar 100% pronto para um novo desafio. Eu por exemplo, quando lancei as redes sociais do Market Minds, eu não estava 100% pronta, inclusive até hoje tem coisas que eu vou fazer e não estou 100% pronta, e ninguém está, pois a teoría não prepara a gente 100%, é o campo de batalha que prepara a gente de verdade. É claro que a gente precisa da teoria, óbvio que sim, a gente precisa estudar ela, mas a gente vai se desenvolver de verdade no campo de batalha, por isso que na maioria das vezes não tem essa de “momento ideal”, geralmente temos que ir com medo mesmo.
Se você está tendo resultados consistentes no simulador, provou que a técnica e a estratégia operacional funcionam, já teve 2 ou 3 meses de resultados bons no simulador, vá para conta real, enfrente ela de cara.
Autoconfiança
Outro aspecto para se trabalhar é a autoconfiança, quanto você confia em você mesmo? inclusive podemos nos olhar no espelho e dizer isso, “eu confio em mim, eu confio na minha capacidade de ação”. Também podemos nos desafiar fora do mercado para elevar essa autoconfiança, tem muitos exemplos disso que você pode aplicar, seja o autodesafio de correr 5 quilômetros, de fazer algum esporte radical como saltar de paraquedas, algo louco ou desafiador, completamente diferente e audacioso, mas para que? para que você cumpra esse desafio e diga a sí mesmo “eu confio em mim”, “eu consigo”, “eu posso”, para elevar sua autoconfiança que é tão importante para dar os próximos passos que é sair do simulador e ir para a contar real.
Pense em todos esses aspectos dos quais falamos aqui, a questão do erro, de aceitar errar, e o de confiar em você mesmo, pois ninguém está 100% pronto. Ninguém sai do simulador e começa no outro dia ganhando dinheiro de forma espetacular na conta real, não existe isso, é sempre um processo, confie em você e vai com medo mesmo, mas vá.