Tipos de ansiedade no mercado e como ela afeta os traders

Olá, aqui é a Luana do Market Minds e neste artigo vamos abordar os dois tipos de ansiedade tanto no day trading como no mercado financeiro em geral, você consegue imaginar quais são eles? Pois é o que vamos ver neste conteúdo!

Controlar a ansiedade

Não é novidade que muita gente perde dinheiro no mercado financeiro por conta da ansiedade, afinal muitos dizem que é o sentimento que mais predomina no mercado em geral. Ansiedade todo mundo sente, isso é normal, o problema é permitir que essa ansiedade impeça você de operar bem, de aguardar o momento certo de entrar em cada operação, de segurar o trade até o objetivo preestabelecido, que te impeça de ganhar realmente dinheiro no fim das contas, isso não é normal, isso na verdade é inadmissível para você que quer ser um profissional. 

Você precisa e deve manter a calma enquanto opera, precisa esperar o momento certo de entrar na operação, precisa respeitar seu plano, precisa aguentar o balanço do mercado vindo contra sua posição, precisa controlar a ansiedade quando o mercado está mais lento, você precisa controlar a forma como reage diante das situações que te geram ansiedade, por que? porque se não você vai continuar perdendo dinheiro no trading.

O overtrading e o operar de mais também é uma das consequências da ansiedade, você fica com receio de ficar de fora da operação e por conta disso começa a entrar em várias e várias operações, por conta da ansiedade e do medo de perder a oportunidade, por isso trabalhar a ansiedade também é para controlar o overtrading, conseguir reduzir o número de operações e fazer apenas as mais certeiras e mais focadas.

Estímulos constantes

É sempre bom lembrar que você não está sozinho e nem é o único trader ansioso, pois 9 em cada 10 traders sofrem com ansiedade, este é o grande mal do século e principalmente é o grande mal do trader, devido principalmente à grande quantidade de estímulos e informações que mantém o cérebro do trader o tempo inteiro ligado.

Quando estamos operando no mercado financeiro, estamos o tempo todo estimulando nosso cérebro e processando informações. Informações de preço subindo ou caindo, se estão entrando ordens agressivas ou limitadas, quem está agredindo, se alguma figura gráfica ou padrão está se formando, se algum indicador está dando sinal ou dando uma informação relevante, etc.

Você está o tempo inteiro analisando informações e sua mente o tempo inteiro recebendo estímulos e processando essas informações. Com toda essa alta gama de informações nesse curto espaço de tempo, a mente simplesmente não sabe lidar direito com tudo isso na maioria das vezes, ela tem uma capacidade de processamento limitada. Então se você não tem um bom controle emocional, essa quantidade exacerbada de informações vão gerando estímulos e gatilhos que vão fazer você sentir ansiedade, seja ansiedade de que perdeu a oportunidade, de que precisa entrar logo na operação, a ansiedade para encerrar o trade quando está no positivo, a ansiedade de quando o mercado não anda e está parado, etc. 

O mercado tem o potencial de causar algum tipo de ansiedade em todos os momentos, desde a ansiedade mais macro até a ansiedade cotidiana. A ansiedade macro é aquela pressa de ganhar dinheiro, seja para poder ter mais tempo para acompanhar o crescimento dos filhos, alguns porque querem ganhar dinheiro rápido porque não agüentam mais o seu atual emprego, chefe, pressão de vender, entregar relatórios ou a simples pressão de dedicar tantas horas por dia para algo que não é seu sonho.

Tudo isso leva as pessoas a ficar com a pressa de ganhar dinheiro rápido porque não estão satisfeitas com algumas questões de sua vida, então vêem no mercado financeiro a possibilidade de melhorar, de mudar, de realizar seus sonhos, de atingir a liberdade financeira e conquistar seus objetivos de ter mais tempo e mais dinheiro. Justamente de todos esses fatores é de onde vem toda essa pressa, pressa que é normal e natural mas que precisamos saber lidar com ela.

Logo temos aquela ansiedade mais simples do dia a dia, essa ansiedade quando estamos ali na frente da tela operando, é a ansiedade para entrar em uma operação, a ansiedade de ver o mercado se mover muito rápido ou de não ver o mercado se mover como gostaríamos, a ansiedade de conseguir reverter o resultado negativo, a ansiedade de conseguir bater a meta, etc. Tudo isso impacta e faz parte desse grande universo que é a ansiedade e que é o grande mal do trader. 

Experiência com traders

Quando eu comecei a trabalhar com traders eu tinha algumas teorias, pois ao longo do tempo a gente vai estudando, aprimorando e verificando muitas coisas na prática. A questão é que eu achava que o grande mal do trader era o medo de perder, que no momento que o trader aceitasse e controlasse a perda ele estaria feito, era só aceitar a perda controlada e o gerenciamento de risco, tudo iria estar bem, dar certo e com isso o trader iria começar a ter resultados.

Quando eu ainda fazia coaching individual, lembro bem que eu tinha um aluno que estava bem nessa situação. Minha intenção era fazer ele trabalhar justamente a aceitação das perdas, e foi o que eu trabalhei, a aceitação das perdas para que ele respeitasse o gerenciamento de risco. Usei diversas técnicas e estratégias para ir trabalhando isso e para que ele parasse de operar no limite diário de perda. Ele tinha muito problema de descontrole e de quebrar a conta, mesmo ele sabendo operar bem e tendo dias de gain. O problema era nos dias de perda.

Então a gente começou a trabalhar a questão do medo de perder e a aceitação da perda, com isso ele conseguiu controlar a perda, só que a conta não estava fechando no positivo. Logo eu pensei: “meu deus, o que está acontecendo!?”, pois a questão era que controlar a perda, era apenas um dos fatores.

A questão é que ele ficava com muita ansiedade no mercado quando estava próximo de bater a meta, ou quando estava com meia meta já começava a sentir muita ansiedade. Então por conta da ansiedade ele encerrava o dia, ou muitas vezes começava a operar mal depois de ter feito metade ou 80% da meta, ficava irracional, começava a operar e acabava stopando o dia. Sim, ele parava de operar no limite de loss, mas não ganhava dinheiro, tudo por conta da ansiedade.

Foi aí que eu fui pesquisar mais a fundo e fiz alguns outros experimentos e estudos e constatei que realmente a ansiedade é o grande mal do trader, é o que mais impede você de se tornar um trader profissional e de ganhar dinheiro de forma consistente no mercado, é a falta de controle sobre a ansiedade, pois sentir ansiedade é normal e da natureza.

Inscreva-se

Nos próximos dias, vou te enviar uma série de conteúdos para acabar com a ansiedade que atrapalha seus resultados no mercado! Tudo o que você precisa fazer é preencher com seus dados:

Deixe seu comentário.

Market Minds ©2024 | Todos os direitos reservados