Ultimamente eu tenho batido muito na tecla da Disciplina, né?!
Você sabe que ela é um dos pilares pra você vencer no mercado.
Mas respeitar o gerenciamento de risco quando se está perdendo muitas vezes é difícil, não é mesmo?
No ímpeto de evitar a dor da perda, de tentar recuperar o prejuízo, acabamos aceitando perder mais ainda. E aí, o resultado pode ser um loss maior ainda.
Então, hoje eu vou te apresentar uma técnica bem inusitada, mas que eu já vi funcionando na prática, pra você criar a disciplina de respeitar o seu gerenciamento de risco.
Eu já falei várias vezes que costumamos fazer muito mais pra evitar a dor do que pra buscar o prazer e que você pode e deve usar isso a seu favor. E essa técnica se baseia nisso e no princípio de que você não gosta de perder dinheiro, não é mesmo?
Primeiramente, para que você consiga executar essa técnica, é imprescindível que você tenha um gerenciamento de risco, que você tenha definido o quanto pode perder por dia, por semana. Sem isso não é possível fazê-la!
É o seguinte! Você vai escolher um amigo seu, que também é trader, que também opere, e de preferência que more na mesma cidade que você, mas isso não é pré-requisito.
Você vai falar pra ele qual é o seu gerenciamento de risco, os seus limites diários e semanais de perda e vai fazer um acordo com esse amigo.
Toda vez que você sair do seu gerenciamento de risco, que você perder mais do que estipulou no dia, você vai pagar uma multa pra ele, vai pagar 50, 100, 200 reais pra esse amigo.
O valor aqui é só uma sugestão, é você quem define qual será esse valor junto com ele.
Mas tem que seu um valor significativo pra você. Não pode ser 5 ou 10 reais que aí não vai funcionar. Tem que ser um valor que você se importe em perder… que doa…
E nem o seu amigo vai ficar analisando o seu relatório de performance pra ver se você respeitou ou não o acordo pra ganhar 5 reais. Porque essa é a outra parte, é você enviar diariamente ou semanalmente pra ele o seu relatório de performance pra ele conferir se ele ganhou dinheiro com a sua indisciplina.
Então tem que ser um valor significativo!
E se você quer tornar essa técnica ainda mais forte, você faz da seguinte maneira, você faz uma espécie de contrato, uma declaração por escrito dizendo:
“Eu, fulano de tal, CPF tal, residente na rua tal, me comprometo a pagar X reais para o ciclano, CPF tal, residente na rua tal, sempre que eu extrapolar meu limite de perda diária que é X reais enquanto eu estiver nesse nível do meu trading plan.
E como forma de conferência enviarei diariamente ou semanalmente o meu relatório de performance para que o ciclano possa conferir as informações.”
E aí você assina esse documento e entrega uma folha pro ciclano e uma fica com você pra que você realmente se sinta comprometido com isso.
E pra ter um efeito ainda maior, se for possível, se esse amigo mora na mesma cidade que você, você deverá sacar o dinheiro e entregar em mãos para esse amigo, e quando você estiver entregando o dinheiro pra ele você deve lembrar a você mesmo o porquê você está entregando aquele dinheiro, que você tá pagando aquela multa por não ter sido disciplinado, por não ter seguido o plano, por não ter respeitado o seu gerenciamento de risco.
Depois de iniciado esse acordo, talvez você extrapole seu limite de perda algumas vezes. Mas certamente isso será doloroso, e aí não será apenas pela perda financeira no mercado, mas pela multa que você terá que pagar ao seu amigo por ter sido indisciplinado. E isso vai criando uma associação de dor com não manter a disciplina, e aí a sua mente pode passar a trabalhar pra evitar isso, evitar a indisciplina.
Quando você perde dinheiro no mercado, a sua mente tende a encontrar N desculpas pra minimizar a sua responsabilidade, pra minimizar o seu sofrimento.
Agora, esse valor que você irá pagar ao seu amigo será exclusivamente culpa sua, culpa da sua indisciplina de não seguir o plano. E isso pode contribuir para você desenvolver o hábito de manter a disciplina.
Mas olha só, antes de você sair por aí fazendo acordo, aplicando a técnica, pense um pouco, questione, entenda se essa técnica faz sentido pra você.
O foco dela é ajudar você a respeitar os seus limites de perda diário, semanal…
É tipo uma uma estratégia de choque pra dar uma sacudida no seu emocional…
É uma técnica prática pra te ajudar a criar o hábito de respeitar o gerenciamento de risco, mas ela não elimina a necessidade de você trabalhar a questão da disciplina mais a fundo pro médio e longo prazo e nem os outros fatores emocionais, como a ansiedade ou o medo.
“Ah não Luana, eu não vou fazer isso, eu vou perder ainda mais dinheiro, eu não consigo stopar quando tô perdendo.
E aí, além do prejuízo além da conta no dia, eu ainda vou ter que pagar 100-200 reais de multa? Você tá louca?”
Só que se essa técnica contribuir pra você nunca mais quebrar a conta, terá valido a pena pagar as “multas”?
Enfim… é uma sugestão… reflita… pense se faz sentido pra você!
E se aplicar a técnica, depois volta aqui pra contar os resultados!