Nesse artigo, eu quero falar sobre o mapa do tesouro. É isso mesmo! É o mapa que irá levar você até o tesouro nada secreto que você pode obter do mercado financeiro. E esse mapa se chama: Trading Plan!
Antes de eu começar a falar o que é um Trading Plan, deixa eu te dizer o que ele definitivamente NÃO É. Trading Plan não é setup. Não é apenas você definir que vai comprar no cruzamento de duas médias e vai vender quando elas se cruzarem novamente. Os seus setups, as estratégias operacionais que você vai utilizar podem estar contidas, descritas dentro do seu plano, mas ele é muito mais do que isso.
O Trading plan é um conjunto completo de definições que dizem a você o que deve ser feito, quando fazer, como e por que, de modo que operar signifique simplesmente seguir o plano, analisar o mercado e executar o que já foi previamente decidido e estipulado dentro do Trading Plan. E aí, operar fica algo mais fácil, muito mais leve. Você não precisa ficar tomando uma série de decisões na hora, enquanto opera, sob a pressão do mercado e com isso dar margem pro seu lado emocional tomar as decisões. Você simplesmente segue o plano, um plano que foi desenhado de forma racional por você, de acordo com a sua realidade para atingir os seus objetivos.
Pensando na atividade de Trader como profissão, o Trading Plan é como se fosse um plano de carreira, entende? São os estágios, os cargos que você precisa passar para sair de um mero empregado para CEO e sócio da empresa. Você vai precisar passar por chefe da equipe, depois por gerente de setor, aí gerente de área, diretor e aí então chegará ao seu objetivo de ser CEO.
É você olhar para o ponto aonde você quer chegar ( “ah, tirar 20 mil por mês operando dólar” ) e para a fase onde você está agora ( “ihhh, aprendendo a operar com 2 contratos do mini e sem resultados positivos consistentes” ) e enxergar que para você sair do ponto onde você está agora até o seu objetivo existe um longo caminho. Assim, fica muito mais fácil de você fazer isso (só não digo que é a única maneira viável porque sempre existem exceções).
Então, se você ainda não tem um Trading Plan, trate de elaborar um plano, desenhar um mapa mesmo, com as etapas, os pontos, pelos quais você deve passar para chegar no seu destino.
Você pode estipular que a primeira fase é você obter conhecimento, masterizar uma ou duas estratégias operacionais e conseguir consistência com esses mesmos 2 contratos. A próxima fase pode ser aumentar um pouco a mão, operar com 4 contratos, usando as mesmas estratégias e quando atingir consistência dessa forma, você inclui mais algumas estratégias. Depois de masterizá-las, aumenta mais um pouco a mão, passa a operar com 6 ou 8 contratos, até você chegar em uma etapa em que a forma como estará operando vai gerar os resultados que você deseja.
Enfim, um bom Trading Plan é composto por várias fases, vários níveis, que te mostram como ir da fase atual para a fase desejada, indicando o que você precisará atingir e como fazer em cada momento para que isso seja possível. E cada fase dessas vai ter uma meta específica, com características e dificuldades diferentes.
Para facilitar sua vida de iniciante você até pode se basear no Trading Plan de outras pessoas para elaborar o seu, mas se você realmente quer um plano que funcione para você, precisará desenhar um específico para você mesmo. Por quê? Porque você precisa levar em consideração os aspectos da sua personalidade, o seu mindset, os seus objetivos e as suas próprias regras de gerenciamento de risco, e o seu Trading System (o seu sistema de estratégias operacionais).
E um Trading Plan que funciona perfeitamente para um Trader de Sucesso pode não ser a melhor opção pra você. Talvez a forma dele operar seja diferente, o tempo que ele tem disponível para o mercado, o quanto ele suporta e aceita as perdas, e isso tudo está refletido num bom Trading Plan.
Na hora de elaborar o seu plano, você precisa estar consciente do seu estado mental, da sua condição psicológica. Se você fica extremamente nervoso, tenso, por operar mini dólar com 10 contratos, ou 10 lotes de determinada ação, você não deve estabelecer que você vai sair de 1 contrato/lote para operar 10x mais que isso de uma hora pra outra.
Só que para evoluir, você vai precisar sair dessa zona de conforto, se desafiar. Você não pode ficar operando com 1 contrato de mini se só dá pra atingir o seu objetivo com 10. Passar de um nível pro outro do Trading Plan pode sim gerar desconforto, ansiedade, alteração no seu estado mental, então, certifique-se de trabalhar os aspectos mentais, de se preparar mentalmente para “passar de fase” e esteja pronto pros desafios do próximo nível.
E esse é um trabalho contínuo de revisão, de análise e ajustes. Então, não é porque você desenhou um Trading Plan com 15 níveis pros próximos 2 anos que você vai segui-lo à risca todo esse tempo sem pensar mais sobre isso. Lembre-se que estamos falando do mercado, que é dinâmico, que está sujeito a inúmeras mudanças. Em determinados momentos, ter como meta fazer 20 pontos por dia no dólar pode ser viável, só que talvez em momentos de baixa volatilidade, essa meta seja algo muito mais difícil de ser alcançado e talvez você precise redesenhar o seu Trading Plan para se adequar ao momento e você continuar evoluindo rumo ao seu grande objetivo.
E agora eu quero te falar o que, na minha humilde opinião, um bom Trading Plan precisa ter:
- Meta de longo prazo bem definida
Em primeiro lugar, você precisa saber qual é o seu objetivo como Trader. O que você está indo buscar no mercado? Você quer ganhar quanto? Operando de que forma? E esse tem que ser o estágio final do seu Trading Plan.
- Vários níveis, várias fases, até chegar a esse estágio final
Para cada um dos níveis, você precisa definir:
-
- Objetivo específico
- Trading System
- Metas de gain
- Limites de loss
- Métricas
- Requisitos para passar de nível
- Número de operações
Definições
Objetivos específicos
Não necessariamente é uma meta financeira. Às vezes, em um determinado momento você pode ter como objetivo ganhar familiaridade com determinada ferramenta. Masterizar um setup em específico. Melhorar as suas habilidades operacionais, ou então, o seu preparo mental. E esse pode ser o objetivo daquele nível do seu Trading Plan.Trading System bem definido
Em cada nível do seu Trading Plan, como será a sua forma de operar? O seu sistema operacional? Qual vai ser o tamanho da sua mão? Vai usar um setup? Quais? Em que condições? Que indicadores vai testar? Em quais tempos gráficos? De que forma você vai operar? Você precisa definir todos os parâmetros operacionais para cada fase.Metas de gain
Qual o seu objetivo com cada operação em cada fase? Qual a sua meta diária ou semanal? E depois que atingiu a meta vai fazer o quê? Vai parar de operar na hora? Vai sair da operação? Vai fazer loss from top? Como serão as metas de gain em cada nível do seu Trading Plan?Limites de loss
E assim como você deve definir o quanto está buscando em cada operação, também deve definir o quanto pode perder em cada operação, em cada fase, porque não necessariamente será sempre o mesmo valor. O quanto aceita perder em cada trade. E no dia também. E quando atingiu esse valor, quando tomou um stop loss diário, você vai fazer o quê? Vai pra praia aproveitar o dia e fingir que nada aconteceu? Ou vai estudar, rever seus trades, identificar os erros e se preparar para estar em melhor forma no dia seguinte? Como vai ser o seu comportamento em relação às perdas em cada fase do Trading Plan?Métricas de desempenho
Forma de mensurar a sua evolução durante cada fase. Você precisa definir como vai saber se está evoluindo. Vai ser por pontos? Percentual de erros e acertos? Vai ser financeiro?Requisitos para passar de nível
O que deve acontecer, o que vai te mostrar que você está pronto para evoluir na sua trajetória? O que vai evidenciar que você deve passar pro próximo nível? É bater a meta 3-5 dias seguidos? Fechar uma semana no positivo? É o quê? E tem mais, o que deverá fazer no caso contrário? Se atingir o stop loss, 2-3 ou mais dias seguidos? Vai permanecer nessa fase? Vai retroceder pra anterior? O que vai acontecer nesses casos?Número de operações
E se você achar que faz sentido para você, pode estipular também o número mínimo ou máximo de operações que deve fazer em cada fase, por dia ou por semana, mas isso vai depender muito do objetivo dessa fase e da sua forma de operar.
Mas estes itens que mencionei são a minha opinião. Agora me diz você, escreve aqui nos comentários. Na sua opinião, o que mais é necessário ou pode conter um Trading Plan de Sucesso?
E lembre-se, não existem regras. Trading Plan bom é aquele que faz você evoluir!
Dedique-se!